Redação Publicado em 14/05/2021, às 16h30
O isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 foi uma espécie de estímulo para pessoas mais velhas abraçarem a tecnologia, se reconectarem com amigos e construírem novos relacionamentos com os vizinhos na Escócia, é o que revela uma pesquisa da Universidade de Stirling.
De acordo com os pesquisadores, compreender os mecanismos adotados pelos idosos durante esse período desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de intervenções para ajudar a combater a solidão e o isolamento, assim como promover o bem-estar dessa população no futuro.
O estudo entrevistou 1.492 participantes, sendo 84% deles pessoas com mais de 60 anos. A análise constatou que muitos haviam se adaptado à tecnologia da videoconferência, outros relataram que o isolamento os levou a se envolver com vizinhos e outros membros de suas comunidades pela primeira vez.
Além disso, os entrevistados também disseram que o distanciamento social trouxe um significado adicional à vida, destacando o que era realmente importante para cada um.
Publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, o artigo ganha relevância seis meses depois que um outro estudo teve descobertas preliminares mostrando como o distanciamento social havia aumentado os sentimentos de solidão em pessoas mais velhas.
De acordo com os pesquisadores, a análise mostrou como a pandemia desencadeou sentimentos de solidão entre os idosos – com muitos experimentando menos contato social e apoio. Entretanto, o estudo também destacou os resultados positivos.
Muitos foram encorajados ao longo do período de isolamento a abraçarem e se envolverem com a tecnologia – como Zoom, Whatsapp ou Facetime – para manter contato com familiares ou participar de aulas de exercícios ou, ainda, grupos religiosos.
Todos aqueles que se engajaram nessa aproximação tecnológica foram capazes de prevenir altos níveis de solidão. Assim, ajudar os idosos a aumentar sua alfabetização digital e a usar de interações sociais remotas pode ser uma ferramenta muito importante para enfrentar esse sentimento de solidão.
Os participantes relataram ainda que procuraram uma nova maneira de interagir socialmente enquanto as medidas de distanciamento social estavam em vigor, como entrar em contato com amigos com quem não falavam há anos e aumentar as interações com vizinhos e outros membros da comunidade.
Para os pesquisadores, incentivar o contato social seguro por meio de atividades físicas e o envolvimento com pessoas da comunidade é outra maneira de reduzir a solidão, melhorar o bem-estar, aumentar a atividade e o apoio social.
Os estudo – que envolveu uma pesquisa feita entre maio e julho de 2020 – analisou o impacto do isolamento durante a pandemia sobre a solidão, bem-estar e atividade social. Todos os participantes foram questionados sobre as estratégias adotadas para aumentar a interação com outras pessoas durante esse período.
Entre os resultados estavam:
De acordo com os pesquisadores, embora seja um estudo específico para a pandemia, ele tem implicações mais amplas e ajuda a entender o impacto do isolamento social sobre as pessoas mais velhas.
Os autores acreditam que os achados podem ser aplicáveis no futuro – dentro e fora de situações pandêmicas. Mesmo que seja difícil considerar qualquer aspecto da pandemia algo positivo, é importante refletir sobre as descobertas e sobre as ferramentas necessárias para enfrentar os níveis crescentes de solidão.
Veja também: