Parar de fumar por conta própria não é tarefa fácil. O aconselhamento com profissional de saúde e o uso de adesivos de nicotina e medicamentos que controlam a vontade de fumar aumentam muito as chances de sucesso.
Mas vamos citar algumas estratégias, abaixo, que podem ajudar no processo:
1º) Marque uma data. E, se possível, tende reduzir o consumo alguns dias antes do dia “D”.
2º) No dia anterior, jogue fora cigarros, isqueiro, cinzeiros etc.
3º) Avise os amigos. É importante ter ajuda para se distrair, e também é bom que eles saibam que você pode apresentar mais ansiedade e irritação devido à abstinência da nicotina.
4º) Evite gatilhos. Se tomar café com um colega, ou consumir álcool, são convites ao cigarro, mude essa rotina por um tempo.
5º) Exercite-se. A atividade física melhora o bem-estar e aliviar o estresse, o que é fundamental durante a interrupção do tabagismo.
6º) Tenha petiscos saudáveis a mão. É comum ter um aumento do apetite ao parar de fumar, e a estratégia pode evitar que o consumo calórico aumente muito.
7º) Capriche no consumo de água. Levar a garrafinha à boca pode funcionar como substitutivo para o mau hábito, e ainda pode melhorar sintomas de abstinência, como dor de cabeça ou constipação.
8º) Escove mais os dentes. Isso diminui a tentação de acender um cigarro após as refeições.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr