Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Acordei no meio da noite e estava ejaculando; é normal?

Conhecido como polução noturna, esse fenômeno ocorre normalmente à noite, durante as fases de sono REM - iStock
Conhecido como polução noturna, esse fenômeno ocorre normalmente à noite, durante as fases de sono REM - iStock

Redação Publicado em 23/08/2021, às 18h00

“Doutor, esses dias eu estava dormindo de boa e, do nada, de madrugada, eu tava sonhando e, quando acordei, eu estava literalmente ejaculando. Depois voltei a dormir. No dia seguinte, eu estava todo melado. É normal?”

Sim, é normal. Esse fenômeno é conhecido como polução noturna e é caracterizado por essas ejaculações espontâneas que acontecem na vida de muitos homens. Isso realmente pode acontecer e não é necessário se preocupar.

@jairobouer

"EJACULAR DURANTE O SONO É NORMAL? ACORDEI TODO MELADO!" 🚨#j#airoresponde #d#uvida #d#icas #j#airobouer

♬ som original - jairobouer

Por que ela acontece?

Como falamos, a chamada polução noturna é uma ejaculação involuntária que acontece durante o sono. Normalmente ela ocorre à noite e acompanha as fases do sono REM – período no qual a pessoa sonha e, em geral, pode ter relação com algum estímulo ou sonho erótico. 

Muitos homens relatam que ejaculam de manhã, um pouco antes de acordar, e isso normalmente também está relacionado a alguma fase do sono. Vale lembrar que as poluções noturnas são situações extremamente comuns e não sinalizam nenhum tipo de problema. Assim, não é necessário ficar preocupado.  

Confira:

Quando as ejaculações noturnas ficam mais frequentes, podem ter alguma relação com um período em que o homem – ou o garoto – tem feito menos sexo ou se masturbado menos.

E acordar com ereção, é normal? 

Além da situação compartilhada pelo leitor, existem outros momentos em que as ereções podem chegar sem avisar e sem o homem estar preparado. É o caso das ereções matinais, que podem ser explicadas de duas formas:

  1. O homem pode despertar com o pênis ereto porque houve uma coincidência com a fase do sono REM;
  2. Durante toda a noite, os rins filtram a urina, ela se acumula e, consequentemente, a bexiga fica mais cheia e distendida. Isso pode servir como uma espécie de estímulo para a ereção. Além disso, de alguma forma, a ereção comprime a uretra – canal que sai da bexiga e vai até a ponta do pênis, por onde sai a urina – , funcionando como um mecanismo adicional para evitar perdas espontâneas de urina durante a noite.

Veja também: