Doutor, tenho 64 anos e todo dia acordo com angústia no peito e vontade de chorar. Durmo bem, minha vida é normal, mas ando muito triste e sem vontade de fazer nada. Sou casada e não me falta nada. O que eu faço?
O fato de você ser casada, de não te faltar nada do ponto de vista material, não te protege ou te imuniza de um quadro de depressão.
Pelos sintomas que você relata, algo não está legal, mas óbvio que não vamos cravar um diagnóstico aqui. Se esses sintomas têm acontecido por semanas, têm uma intensidade que está impactando a sua qualidade de vida e seu bem-estar, é muito importante que você procure ajuda ou uma avaliação.
Crises de choro, essa angústia e sensação de aperto no peito, tristeza, falta de vontade de fazer as coisas (que a gente chama de anedonia) podem indicar um quadro de depressão.
E eu aproveito o Setembro Amarelo para dizer o quanto é importante buscarmos ajuda quando não estamos bem. Falar sobre o que você está sentindo com outra pessoa, ou com um especialista, pode fazer toda a diferença.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr