Acordo todo dia com angústia e vontade de chorar

Seguidora conta que tem 64 anos, é casada e não lha falta nada

Dr. Jairo Bouer Publicado em 16/09/2024, às 14h00

O fato de não faltar nada do ponto de vista material não protege ninguém da depressão - iStock

Doutor, tenho 64 anos e todo dia acordo com angústia no peito e vontade de chorar. Durmo bem, minha vida é normal, mas ando muito triste e sem vontade de fazer nada. Sou casada e não me falta nada. O que eu faço?

O fato de você ser casada, de não te faltar nada do ponto de vista material, não te protege ou te imuniza de um quadro de depressão.

Pelos sintomas que você relata, algo não está legal, mas óbvio que não vamos cravar um diagnóstico aqui. Se esses sintomas têm acontecido por semanas, têm uma intensidade que está impactando a sua qualidade de vida e seu bem-estar, é muito importante que você procure ajuda ou uma avaliação.

Crises de choro, essa angústia e sensação de aperto no peito, tristeza, falta de vontade de fazer as coisas (que a gente chama de anedonia) podem indicar um quadro de depressão.

E eu aproveito o Setembro Amarelo para dizer o quanto é importante buscarmos ajuda quando não estamos bem. Falar sobre o que você está sentindo com outra pessoa, ou com um especialista, pode fazer toda a diferença.

 

saúde mental depressão angústia 60+

Leia também

Depressão também pode causar sintomas físicos; saiba quais


Setembro Amarelo: se estiver difícil, peça ajuda!


Conheça o sintoma da depressão menos falado e mais difícil de tratar


Ansiedade pode se manifestar de diferentes maneiras