Afinal de contas, você sabe o que é "burnout"?

Essa doença ocupacional tem sido cada vez mais citada e discutida

Dr. Jairo Bouer Publicado em 17/12/2023, às 10h00

O burnout é uma doença ocupacional que tem a ver com questões relacionadas ao trabalho - iStock

Cada vez mais gente fala sobre “burnout”. Mas, afinal de contas, o que é isso? O burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio emocional com diversos sinais e sintomas de exaustão que estão relacionados a questões do ambiente de trabalho.

Produção, competitividade, cobrança, dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho, dificuldades de interação com o público, tudo isso, de alguma forma, pode minar a sua saúde mental e levar a um estado de esgotamento, que a gente chama de burnout.

O burnout é uma doença ocupacional, ou seja, ela tem a ver com as questões relacionadas ao trabalho. E a síndrome se tornou comum no nosso meio.

Vivemos na Sociedade do Cansaço

Tem um autor, muito legal, o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, que mora e trabalha na Alemanha, e tem um pequeno livro chamado Sociedade do Cansaço. Ele defende, em linhas gerais, que a forma como nos organizamos, na sociedade, estamos sempre trabalhando e projetando nosso trabalho num modelo 2.0 de produtividade. Temos que produzir cada vez mais e melhor, usar nossos momentos de lazer para se aprimorar e poder ter mais habilidades para o trabalho.

Para ele, vivemos numa sociedade que é focada o tempo todo na produção e nós passamos a ser os nossos próprios chefes, exigindo cada vez mais de nós mesmos. O preço disso é cansaço, esgotamento, depressão, ansiedade, burnout.

Eu recomendo fortemente que você possa ler esse livro e reavaliar como estão as suas relação com o seu trabalho. Se está pesado, se está difícil, se você percebe que está tendo impactos negativos nas suas emoções, na sua saúde física ou mental, converse com as pessoas que estão em volta de você, no trabalho (colegas, colaboradores e chefias), para que você possa tornar o ambiente de trabalho mais saudável para todos.

O impacto é em todas as áreas da vida

O burnout é muito ruim, muito pesado, e tem um impacto tremendo em todos os campos da sua vida, inclusive nas relações pessoais e amorosas, nas emoções e no corpo. É muito importante que a gente viva em um momento em que a gente esteja avaliando o tempo inteiro como estão as nossas relações com o trabalho.

Se estiver complicado, e se estiver impactando muito a sua vida, é fundamental que você busque transformar essa relação.

 

saúde mental trabalho burnout esgotamento

Leia também

Esqueça a ideia de “combater o estresse”, ensina especialista


Como posso ajudar um parceiro que está com burnout?


O que fazer quando o bullying acontece no ambiente de trabalho?


Pensa em fazer terapia? Veja 8 perguntas e respostas para se decidir