Ter saúde mental é muito mais do que não ter depressão; entenda melhor
Dr. Jairo Bouer Publicado em 27/08/2023, às 14h00
A saúde mental é uma espécie de pano de fundo da nossa existência. E vou além: saúde mental não é só uma pessoa não estar deprimida ou não estar ansiosa, ou não ter déficit de atenção e hiperatividade.
Saúde mental é uma espécie de reservatório emocional, são os recursos que a gente tem para lidar com situações imprevistas que podem acontecer na vida de todos nós. Por exemplo: alguém que fica doente, alguém que briga, que perde o trabalho, que vai mal na prova. Enfim, essas questões acontecem na vida de todos nós. Como vamos lidar com elas? Como vamos conseguir poder trabalhar com algo que está incomodando a gente?
Se temos recursos emocionais, se estamos estruturados, do ponto de vista de respostas, a gente pode, talvez, passar por essas situações de uma maneira um pouco mais tranquila.
Eventualmente, todos nós podemos ficar vulneráveis. E esse é um ponto importante: a saúde mental nos ajuda a trafegar pela nossa vida e cada um de nós, em algum momento da vida, pode se vulnerabilizar. E aí, o que fazer nessas situações? Pedir ajuda, conversar, entender, perceber essa dimensão, essa importância da saúde mental na nossa vida.
Se você tem alguma dúvida ou quiser fazer algum comentário é só escrever para o meu Instagram - @JairoBouerOficial, ou enviar por aqui, pelo site.
Inteligência emocional: entenda o que significa e como cultivar
Limitar uso de redes sociais a meia hora reduz ansiedade e depressão
Ter um animal de estimação faz bem à saúde mental?
Pensa em fazer terapia? Veja 8 perguntas e respostas para se decidir