Quem convive com cachorro sabe bem. Passar tempo de qualidade com animais de estimação é um ótimo remédio contra o estresse.
Agora, um novo estudo feito na Coreia do Sul, mostra que cada atividade pode ter um efeito diferente ao aumentar o poder de ondas cerebrais associadas ao relaxamento ou à concentração.
Durante o experimento, os participantes utilizaram eletrodos de eletroencefalograma para registrar a atividade elétrica do cérebro enquanto interagiam com um cão.
A força relativa às oscilações das ondas alfa aumentou enquanto os participantes brincavam ou passeavam com o cão, refletindo um estado de relaxamento.
Já ao acariciar os pelos, massagear gentilmente ou brincar com o cão, a força relativa às oscilações beta aumentou, um impulso normalmente relacionado a concentração e foco.
Os participantes também relataram se sentir melhor, menos cansados, deprimidos e estressados, após todas as atividades relacionadas ao cão.
Que tal um bichinho de estimação em casa? Pode ser uma boa ideia.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr