Atraso menstrual: quando ele se torna preocupante?

Nem sempre um atraso no ciclo menstrual é sinal de gravidez; saiba quando buscar ajuda

Redação Publicado em 02/09/2022, às 14h00

No começo da vida menstrual o atraso é algo muito comum - iStock

Durante uma live com o perfil do Tarja Rosa, Jairo Bouer foi questionado sobre quando um atraso menstrual se torna algo preocupante. Segundo o psiquiatra, isso irá depender muito da idade:

No começo da vida menstrual, é bem comum meninas se depararem com atrasos importantes até o eixo hormonal acertar e se equilibrar. Muitas vezes, algumas ficam meses sem menstruar, por exemplo. A pessoa precisa estar mais preocupada se ela vinha com menstruações muito regulares e começa a ter atrasos significativos. Nesse momento, é fundamental investigar com o ginecologista. Se ela já tem um padrão de atraso, principalmente nesse início, é menos preocupante”. 

Razões para o atraso da menstruação

Quando a menstruação atrasa, muitas pessoas já consideram um sinal de gravidez, mas nem sempre esse é o caso. Confira outros motivos possíveis que podem levar a um atraso no ciclo:

1. Perda de peso

Uma perda significativa de peso e exercícios intensos podem fazer com que a menstruação atrase ou nem aconteça. Estar abaixo do peso ou ter uma relação de gordura corporal baixa pode alterar os níveis de hormônios reprodutivos, diminuindo-os para níveis em que a ovulação e a menstruação não ocorrem.

Uma mulher que não teve uma ou várias menstruações após perder uma quantidade significativa de peso deve realizar uma consulta médica e nutricional para obter a quantidade adequada de vitaminas, minerais e nutrientes.

2. Obesidade

Assim como a redução de peso pode fazer com que a mulher perca a menstruação, o excesso de peso também pode afetar o ciclo menstrual. A obesidade e a ausência de menstruação, às vezes, podem indicar que a mulher tem uma condição médica, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Por isso, é importante que a pessoa seja corretamente diagnosticada. Assim, é possível realizar exames de sangue ou um ultrassom para examinar os ovários e ter certeza de que nenhuma condição médica subjacente está causando a perda de menstruação.

Confira:

3. Síndrome do ovário policístico (SOP)

A SOP é um dos distúrbios hormonais mais comuns entre as mulheres em idade reprodutiva. Embora os sintomas variem, aquelas que têm SOP tendem a ter níveis hormonais anormais, o que pode causar o desenvolvimento de pequenos cistos nos ovários, acne, excesso de pelos faciais e corporais, calvície de padrão masculino e obesidade.

Menstruação irregular ou ausente também é característica comum dessa condição. As mulheres que suspeitam de SOP devem realizar uma consulta médica para avaliação. Se não for tratada adequadamente, a ausência de menstruação durante os anos férteis pode causar câncer de endométrio.

4. Anticoncepcional

Alguns tipos de anticoncepcionais, principalmente os métodos hormonais, podem fazer com que a mulher não menstrue. Normalmente, o anticoncepcional fornece uma forma de estrogênio combinada com progesterona por um determinado período de tempo, seguido por vários dias sem hormônio. A retirada desses hormônios desencadeia a menstruação.

No entanto, às vezes, esses hormônios mantêm o revestimento do útero tão fino que não há revestimento suficiente para causar a menstruação. Isso se aplica a todas as formas de anticoncepcionais, incluindo pílulas, adesivos, injeções, implantes e anéis. Na maioria dos casos, isso não é prejudicial, mas as mulheres devem buscar ajuda médica se houver dúvidas sobre seu método anticoncepcional.

5. Hormônios

Alguns hormônios, como a prolactina ou os hormônios da tireoide, podem fazer com que a mulher perca a menstruação. Se um desequilíbrio hormonal for responsável por uma menstruação atrasada, ele pode ser facilmente detectado com um exame de sangue.

A causa desses desequilíbrios hormonais precisa ser investigada em consulta médica. Alguns desequilíbrios hormonais são um problema comum decorrente de histórico familiar. Em muitos casos, tomar medicamentos pode ajudar a menstruação a voltar ao ciclo normal.

Quando fazer o teste de gravidez?

Os médicos recomendam que se espere até uma semana após o atraso da menstruação para fazer um teste de gravidez. Os testes de gravidez caseiros são bastante sensíveis, por isso não há necessidade de fazer inúmeros testes. 

menstruação risco de gravidez atraso menstrual

Leia também

62% das mulheres têm insônia por causa da menstruação


Tenho fortes crises emocionais antes de menstruar; isso é só TPM?


É possível menstruar mesmo estando grávida?


Ainda não menstruei e já tenho 13 anos; é normal?