Em live, Jairo Bouer explica como o confinamento pode influenciar e alterar o comportamento das pessoas
Redação Publicado em 28/01/2022, às 17h30
A pandemia, especialmente nos primeiros meses, colocou muita gente para experimentar um confinamento. A necessidade de combater a rápida disseminação do vírus impôs o isolamento social que, para muitos, foi um grande desafio em relação à saúde mental.
Se, mesmo o confinamento dentro da nossa própria casa, com acesso à internet e a outras comodidades, é uma situação difícil, para quem encara o confinamento do BBB 22 é ainda pior. Segundo Jairo Bouer, esse cenário realmente pode acabar afetando a saúde mental:
Não é à toa que alguns participantes 'surtam' ao longo do programa, dias que não aguentam e querem ir embora ou dias que se fecham completamente e não querem falar com ninguém, por exemplo. Essa história de estar confinado o tempo inteiro e, ao mesmo tempo, estar em um jogo que se tem um objetivo, é uma coisa que mexe com a cabeça e com os comportamentos das pessoas”, comenta.
Além disso, o psiquiatra ainda lembra que o confinamento pode passar uma percepção de mundo completamente diferente para quem está ali, especialmente quando não há acesso a nenhum tipo de informação de fora.
“Você pode ter certeza que você está fazendo sucesso ali dentro, é o estrategista e, do lado de fora, os telespectadores estão te achando chato, falso, uma planta ou exibido demais.”, explica Jairo.
Confira:
Veja cinco formas de cuidar melhor da sua saúde mental e cultivar uma melhor qualidade de vida:
Corpo e mente estão conectados. Por isso, é importante mantê-los saudáveis. Veja como:
Entender como você se sente é muito importante. Não ignore os seus sentimentos e escreva-os para compreendê-los melhor.
Tudo bem sentir o que você está sentido. Pressionar a si para sempre “estar feliz” ou produzindo pode fazer com que você se sinta pior. Tente acolher seus sentimentos falando para si frases como: "são tempos difíceis, é normal sentir chateação”.
O corpo experimenta e reage a tudo o que sentimos. Você sempre tem dores de cabeça? Seus ombros, peito ou estômago às vezes se sentem tensos? Tente fechar os olhos e ouvir sua própria respiração. Observe como se sente em cada parte do seu corpo, desde sua cabeça até os dedos do pé, e perceba se está sentindo algum aperto, dor ou pressão. Estar ciente de onde você tem mais tensão pode ajudar a liberar essa sensação.
A respiração lenta é uma das maneiras mais eficazes de acalmar o corpo quando experimentamos sentimentos como medo, ansiedade, preocupação ou raiva. Feche os olhos, pense em um lugar calmo e siga as seguintes instruções:
Gabriel Medina: caso reforça a importância de cuidar da saúde mental
Saiba como a música pode beneficiar o seu cérebro
Como o consumo de álcool impacta a saúde mental?
3 formas pelas quais os exercícios físicos beneficiam a saúde mental