A importância de se lidar adequadamente com o consumo de álcool em tempos de Covid-19
Redação Publicado em 27/03/2021, às 11h00
Nesse episódio, o primeiro da série “Beber com responsabilidade”, Jairo Bouer inicia traçando um paralelo entre beber de forma consciente, responsável e o comportamento que precisamos ter nesse momento de pandemia.
“A gente sabe que o Brasil continua em uma fase muito complicada na pandemia, muitos casos e muitas mortes continuam a acontecer no país e em parte isso tem a ver com o comportamento social das pessoas. Elas não ficam em casa, não se cuidam como deveriam, continuam a se aglomerar, não usam máscara. Enfim, se expõem a riscos e expõem outras pessoas também”, adverte ele.
Jairo prossegue enfatizando que seria importante as pessoas terem uma conduta mais responsável durante a pandemia. E que conduta seria essa? Ficar em casa o máximo que puder, sempre que sair às ruas usar máscara, evitar aglomerações, além fazer a higiene das mãos, algo que sabemos ser bastante necessário.
Quando paramos para pensar nisso, a atitude que temos, que nosso comportamento pode influenciar e impactar a saúde e o comportamento do grupo, que paralelo podemos fazer com o consumo responsável de álcool?, pergunta o médico.
Os efeitos do álcool não afetam apenas quem bebe
Se um alguém bebe de forma responsável, consciente, não coloca em risco e não coloca as pessoas que estão à sua volta em risco também. Agora, se uma pessoa bebe demais, se torna inadequada, agressiva, se tem padrões de comportamento que podem eventualmente trazer riscos ou levar riscos a outros, essa pessoa tem um impacto negativo sobre ela mesma, bem como sobre os outros.
“Vou dar um exemplo clássico”, prossegue Jairo, relembrando o que todo mundo sabe: “quem bebe não pode dirigir um carro. Agora, mesmo sabendo da lei seca, de todas as informações necessárias sobre a importância de não dirigir depois de beber, muita gente continua a se expor a riscos, a assumir um volante e, com isso, colocando outras pessoas que não têm nada a ver com seu comportamento em risco também”.
“Por isso”, conclui Jairo, “é tão importante que a gente consuma álcool com responsabilidade, de forma consciente, da mesma forma que a gente deve se comportar de uma maneira consciente e solidária nesse momento da pandemia”.
Saiba mais:
Por que o álcool age de forma diferente em homens e mulheres?
Por que não se deve beber para aliviar estresse e ansiedade?
Álcool: por que é importante moderar?
Existe bebida forte e bebida fraca?