A doença é responsável por cerca de 600 amputações de pênis por ano no Brasil
Dr. Jairo Bouer Publicado em 13/05/2024, às 14h00
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, todos os anos acontecem cerca de 600 amputações de pênis no país. A causa é o câncer de pênis, que acumulou mais de 21 mil casos, de 2012 a 2022, aqui no Brasil.
Lavar bem o pênis com água e sabão, todos os dias no momento do banho, evitaria quase todos esses quadros. Uma medida simples que poderia evitar uma cirurgia tão traumática para os homens.
A falta de higiene expõe o pênis a uma série de infecções e lesões, que se não forem identificadas e tratadas no longo prazo, podem levar ao aparecimento de um câncer.
A fimose, o estreitamento do prepúcio (aquele pele que recobre a glande, a cabeça do pênis), também pode dificultar essa higienização.
A vacina contra o vírus HPV, que pode ser aplicada gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde), nos garotos e nas garotas, também é uma forma importante de prevenção ao câncer de pênis.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
Nós, do site Doutor Jairo, entramos na campanha em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e convidamos você a ajudar também. Veja como:
Governo do Estado do Rio Grande do Sul – conta SOS Rio Grande do Sul (Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38) – https://sosenchentes.rs.gov.br/
Os Correios têm recebido e transportado doações gratuitamente - https://www.correios.com.br/ - tel para informações: 0800 725 0100
Central Única das Favelas (Cufa) - PIX: doacoes@cufa.org.br – https://cufa.org.br/doar/
Aeroportos do Brasil (ABR) tem publicado em seu instagram a lista dos aeroportos que estão recebendo doações para o RS – https://www.instagram.com/abr.aeroportos/
ONG Grad Brasil tem arrecadado doações para ajudar no resgate de animais – PIX: 54.465.282/0001-21 – https://www.instagram.com/grad_brasil
Estudo reforça eficácia da vacinação contra o HPV
Minha esposa teve HPV e tratou; ainda há risco de transmissão?
Qual é a forma correta de limpar o pênis?
Câncer de pênis: saiba quais os principais fatores de risco