Que estratégias eu posso usar para enfrentar uma dificuldade emocional, ou seja, uma dificuldade no campo da saúde mental?
Vamos trazer, aqui, alguns exemplos, mas é claro que existem uma série de estratégias diferentes além destas.
Tem gente que prefere focar no enfrentamento do problema. Ou seja, ao detectar uma dificuldade emocional, a pessoa corre para solucionar a questão, quer seja com ajuda de terapia, o que pode envolver estratégias cognitivo-comportamentais, quer seja procurando o médico para usar medicamentos, principalmente se o quadro for mais grave.
Existem, também, estratégias focadas nas emoções. Isso envolve entender o que a dificuldade está gerando em termos de emoção e comportamento. Por exemplo: será que estou fugindo da resolução de um conflito? Será que fico me comparando negativamente com outras pessoas? Será que eu não estou aceitando mudanças que estão acontecendo comigo? É importante olhar para essas emoções e tentar transformá-las.
Fé e religiosidade podem ser estratégias de apoio para quem enfrenta uma dificuldade emocional.
O suporte familiar e as redes de apoio também podem ser facilitadores para obter ajuda na transposição dos obstáculos. Então, por exemplo, se eu me sinto sozinho, vou buscar ajuda numa rede de apoio ou com uma pessoa da família com quem me sinto mais à vontade.
Quer seja resolvendo problemas, focando nas emoções, buscando fé e religiosidade, ou recorrendo ao suporte familiar ou de uma rede de apoio, o importante é que quem está em sofrimento psíquico procure alguma forma de ajuda, ou de resolver a questão por trás disso.
Pode ser uma dessas estratégias isoladamente ou a combinação de várias delas. O importante é que a pessoa faça esse movimento, ou que você ajude a pessoa em sofrimento a fazer esse movimento para poder enfrentar a situação.
@jairobouer Como enfrentar os problemas? 🤔 #jairobouer#redesaudemental#saudemental♬ som original - jairobouer
Existem alguns serviços muito bacanas com os quais você pode contar caso precise de ajuda. Um deles é o CVV (Centro de Valorização à Vida), que você pode acessar ligando no 188 ou pelo site (cvv.org.br). Inclusive há um chat que pode ser usado para se conectar com alguém.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr