Covid-19: "Dança da Vacinação" viraliza em campanha contra fake news

Vídeo é parte do movimento #TodosPelasVacinas, que esclarece dúvidas sobre imunização e Covid

Redação Publicado em 19/01/2021, às 15h54

“Vacinação, vacinação, tomo eu, toma você, e toda população”, canta a professora Rosana Puccia - Reprodução/YouTube

Na esteira da aprovação das vacinas contra a Covid-19, organizações ligadas à divulgação científica, entidades científicas, artistas e personalidades públicas se uniram para lançar um grande movimento esta semana, chamado “Todos pelas Vacinas”. Uma das ações da campanha já viralizou: um vídeo com a adaptação do clássico “Dança da Solidão” (de Paulinho da Viola e Paulo Cesar Baptista de Faria).

“Vacinação, vacinação, tomo eu, toma você, e toda população”, diz o refrão adaptado por Daniel Bargieri, coordenador do NPV-USP (Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP), na voz de Rosana Puccia, professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). A paródia também fala sobre o mérito da vacinação no combate a outras doenças, como varíola, pólio e rubéola.

 #TodosPelasVacinas

As peças da campanha #TodosPelasVacinas já estão nas redes sociais e têm como objetivo esclarecer dúvidas sobre a imunização e combater a disseminação de notícias falsas sobre o tema, que infelizmente têm circulado por aí. Também há um portal (www.todospelasvacinas.info) no ar, com conteúdo em diferentes formatos preparados por especialistas e prontos para serem compartilhados na internet.

O portal também inclui podcasts criados por organizações parceiras, além de materiais úteis como o e-book “Guia Prático sobre as Vacinas”. Também há um espaço com “perguntas e respostas” com dados sobre a produção das vacinas, como são feitas as campanhas de imunização, a definição dos públicos-alvo e a questão da obrigatoriedade, entre outros.

Ainda há uma série de vídeos didáticos, produzidos por pesquisadores, para esclarecer assuntos que têm dado margem a diversos questionamentos, como o "kit Covid" e o uso de ivermectina no combate à doença. Alguns artistas também gravaram charges ou mensagens de incentivo à campanha, como Denise Fraga, Leci Brandão e Thobias da Vai-Vai.

Ao longo de toda a semana, as organizações envolvidas na campanha farão uma série de atividades para promover a importância das vacinas. Mas uma grande mobilização foi marcada para o dia 21.

O movimento foi organizado por Abrasco, Blogs de Ciência da Unicamp, COSEMS/SP, Equipe Halo/Nações Unidas (ONU), Instituto Questão de Ciência, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP (NPV-USP), Observatório COVID-19 BR, Projeto Divulgar, Rede Análise COVID-19, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP, ScienceVlogs Brasil, Sociedade Brasileira de Imunologia e União Pró-Vacina.

Denise Fraga também gravou mensagem para enfatizar a importância das vacinas no combate à Covid-19

 

Ação no TikTok

A Equipe Halo, um grupo de cientistas de vários países com apoio do Verificado, uma iniciativa global da ONU (Organização das Nações Unidas) e do Vaccine Confidence Projecto, também criou uma programação para atrair o público das redes. O time nacional conta com os pesquisadores André Báfica, Daniela Ferreira, Gustavo Cabral, Jaqueline Goes, Mellanie Dutra, Natalia Pasternak, Rômulo Neris e Wasim Syed.

Ao longo da semana, os voluntários da Equipe Halo vão convocar “tiktokers” para mostrar como irão se arrumar para tomar a vacina, quando o seu dia chegar, ao som de uma contagem regressiva. Além disso, os cientistas guias vão postar vídeos para tirar dúvidas sobre as vacinas e farão algumas lives.

Veja, abaixo, a programação completa e os perfis dos participantes:

18/01, 19h

19/01, 19h

21/01, 19h

22/01, 19h

vacina campanha Covid-19

Leia também

Marieta Severo estimula vacinação: "Eu abraço a vacina"


Resistência à vacina contra Covid é a próxima batalha a ser enfrentada


Álcool em gel queima? Conselho esclarece dúvidas sobre o produto


Assim como Elvis Presley, Anitta pode ajudar a acabar com a pandemia