Redação Publicado em 16/01/2023, às 17h00
Doutor, tem como engravidar com uma gota de líquido pré-ejaculatório que pingou um pouco abaixo do clitóris?
Costumamos dizer que o risco de gravidez existe quando existe ejaculação dentro da vagina, ou quando os dedos sujos de sêmen são introduzidos na vagina.
Líquido pré-ejaculatório que encostou na vulva, no clitóris ou na coxa, não traz esse risco. Em geral, esse líquido que é liberado antes da ejaculação ou não contém espermatozoides, ou contém uma quantidade ínfima de espermatozoides.
Na dúvida, sempre procure seu ginecologista.
@jairobouer “Isso é possível?” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Two Three - Official Sound Studio
No coito interrompido, ou seja, tirar o pênis da vagina antes da ejaculação, pode haver risco. Em primeiro lugar, é bom lembrar que essa prática, também chamada de "gozar fora", não é uma maneira eficaz de se evitar uma gravidez, já que nem sempre o homem, ou o garoto, consegue se controlar e retirar o pênis a tempo.
Mas, além disso, o líquido pré-ejaculatório, liberado pelo pênis antes da hora "H", pode conter alguns espermatozoides que, nesse caso, serão introduzidos na vagina mesmo que o parceiro goze fora. O risco de gravidez é muito menor do que quando há ejaculação, mas não pode ser descartado.
O ideal, mesmo, é que o casal use o preservativo do começo ao fim da relação sexual, ou discuta o uso de algum outro método contraceptivo, para poder se relacionar sem preocupações.