Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Dedo dentro da vagina: tem risco de gravidez?

Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock
Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock

Redação Publicado em 27/07/2021, às 15h30

Doutor, se o menino colocar o dedo dentro da vagina da menina, sem espermatozoides ou líquido ejaculatório, tem risco de gravidez?

A resposta é não. O risco de gravidez está na penetração, ou seja, quando o pênis é introduzido dentro da vagina durante a relação sexual e o homem ejacula - e não no dedo. 

@jairobouer

"SE O MENINO COLOCAR O DEDO DENTRO DA VAG!N@ DA MENINA, TEM RISCO DE GRAVIDEZ?"🚨#j#airobouer #c#omportamento #g#ravidez #e#ngravidar #g#ravida

♬ som original - jairobouer

As chances existem se ele estiver sujo de sêmen? 

Apesar do maior risco de gravidez estar na penetração e ejaculação dentro da vagina, existe a possibilidade – mesmo que menor – de acontecer uma gestação se algém introduzir os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal. 

Vale ressaltar que, para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen ou esperma e esse fluido deve ser depositado dentro da vagina. 

Confira:

Em situações como essa, tudo depende da quantidade de sêmen que estava no dedo no momento da masturbação e se a mulher estava no seu período fértil. É muito difícil estimar uma probabilidade de gravidez, mas também não dá para descartar o risco.

Por isso é importante que, depois de ejacular, o homem sempre limpe bem as mãos antes de tocar na parceira. Além disso, não custa lembrar: use sempre camisinha desde o início da relação sexual para evitar não só uma gravidez indesejada como também as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Cuidado com a preocupação excessiva

Muitas meninas, mesmo tendo acesso a todas informações, sabendo tudo o que pode ou não ser feito, e seguindo essas orientações, ficam extremamente preocupadas com a possibilidade de gravidez. São mulheres que mantêm uma vida sexual ativa, usam preservativo ou algum método contraceptivo, não têm nenhuma falha ou escape, mas continuam encanadas. 

Há problema quando essa preocupação acaba ocupando um espaço tão grande e importante na vida dessas mulheres que, muitas vezes, elas apresentam dificuldade de encararum relacionamento afetivo e sexual com tranquilidade.  

Caso a mulher reconheça que existe um exagero da parte dela em relação à preocupação com a gravidez, aproximando-se de uma paranoia, o ideal é procurar a orientação de profissionais de saúde mental. 

Assim, o psicólogo ou terapeuta vai, juntamente com a paciente, identificar quais as possíveis causas para essa preocupação excessiva e quais abordagens podem ser adotadas para aliviar a apreensão. 

Veja também: