Seguidor conta que não fica excitado novamente após ter uma ejaculação e pergunta se isso indica algum problema
Redação Publicado em 10/11/2021, às 14h30
“Doutor, depois do orgasmo eu não consigo mais ter ereção. Isso é normal?”
Sim, essa é uma situação extremamente normal. Após o orgasmo, a maior parte dos homens experiencia o chamado “período refratário", um intervalo de tempo em que o pênis apresenta uma sensibilidade maior e pode demorar mais para ter uma nova ereção.
Isso pode variar muito. Como foi dito, os homens passam pelo período refratário, que faz referência ao tempo que eles precisam para se recuperar entre uma ejaculação e outra, entre um orgasmo e outro.
A quantidade de orgasmos em um período ou em um só dia está relacionada a diversos fatores: o tesão, o grau de satisfação, a disposição e o cansaço.
Além disso, algumas vezes, o homem pode experimentar uma relação sexual tão intensa que se sente satisfeito apenas com ela. Sendo assim, mais do que a quantidade, o importante é a qualidade do momento que se compartilha com alguém e o prazer que isso gera e também oferece para a outra pessoa. Não é preciso transformar sexo em competição...
Confira:
É importante não esquecer que o prazer e o orgasmo não estão relacionados apenas com a penetração e sim com todas as formas de estimulação que acontecem durante o contato íntimo entre duas pessoas.
Em geral, a penetração é um elemento importante no sexo, mas não é o único. Existem diversas outras possibilidades. Podem ter dias em que não há vontade de fazer o "pacote completo" e se opta só pela masturbação mútua ou pelo sexo oral, por exemplo; e não há nada de errado nisso.
Veja também:
Estimulante sexual "natural" contém droga para ereção, alerta laboratório
Tenho ereção quando beijo a minha namorada; é normal?
Tenho ereção quando faço o "número 2"; é normal?
Covid-19 prejudica o cérebro e afeta até ereção, explica neurologista