Redação Publicado em 11/04/2022, às 12h00
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e ocupa o quinto lugar no ranking da depressão. Mas será que algumas medidas, como a diminuição do uso das redes sociais, poderia ajudar nesse quadro?
Para Jairo Bouer, sim! Diversos estudos já demonstraram que quanto mais tempo se passa nas redes, pior fica a questão emocional. E, para as mulheres, inclusive, esse impacto pode ser ainda maior!
O médico ainda explica que os likes, por exemplo, podem incentivar as pessoas a continuarem usando as redes, mesmo não sendo algo tão bom para a saúde mental. "Eu vou lá na internet, posto alguma coisa e tenho um retorno positivo, eu vou querer postar de novo porque isso me faz bem".
O problema nisso é que, assim como outros hábitos, a pessoa pode querer cada vez mais estímulos para ter maiores retornos. "Acontece que essa relação não é direta. Hoje eu posso ter muito retorno, mas amanhã eu posso postar uma foto e ser 'gongado', ser cancelado", explica Jairo Bouer.
Veja a resposta completa: