É normal sentir ciúmes das nossas amizades?

Seguidora pergunta se é possível ter ciúmes de uma pessoa mesmo sem ter nenhum tipo de relação amorosa com ela

Redação Publicado em 04/10/2021, às 18h30

O ciúmes, quando em exagero, faz muito mal para quem o sente e também para as pessoas ao redor - iStock

“Doutor, gostaria de saber se é normal sentir ciúmes por alguém que a gente nunca tenha tido nenhum tipo de contato sexual ou amoroso e tenha só em mente uma amizade. Porém, o ciúmes é algo mais como de namorado e namorada. Pode rolar?”

Pode rolar, sim! Muitas vezes, as pessoas têm ciúmes de amigos, ou seja, gostam tanto de alguém que ficam com esse sentimento quando há a proximidade de outro indivíduo.

Mas precisamos aprender a controlar essa questão, já que as pessoas podem – e devem – ter outras amizades. Vale lembrar que o ciúmes fala, muitas vezes, sobre nossas próprias inseguranças e sobre a nossa autoestima

Confundir os sentimentos de amizade com de paixão também é uma possibilidade. Porém, nesse caso, é preciso entender melhor o que está acontecendo, dar um tempo e perceber qual a diferença de um sentimento para o outro. 

O problema é o exagero

O ciúme é algo que faz parte da vida e dos relacionamentos, sejam eles amorosos ou não. Porém, como qualquer outra coisa, se acontece de forma exagerada, pode fazer muito mal para quem sente e também para aqueles que estão ao seu redor. 

Confira:

É importante dizer que isso não significa que essa emoção precisa ser evitada a todo custo, afinal, o ciúme é um sentimento natural. 

Conheça, aqui, alguns sinais do ciúmes patológico

Mas quando o ciúme deixa de ser um "temperinho" e uma presença eventual para ocupar um espaço maior, a situação se complica. 

Geralmente, uma pessoa muito ciumenta repete esse padrão de comportamento em outros relacionamentos. Além disso, podemos observar que o ciúme tende a ser mais forte e intenso em algumas fases da vida, como na adolescência

Se olharmos para o ciúme e tentarmos entender o que ele simboliza, o que ele personifica e qual a sua causa, fica mais fácil perceber eventuais questões e comportamentos que atrapalhem a vida. Vale acrescentar que uma pessoa muito ciumenta também pode melhorar muito com o apoio de uma terapia.

Veja também:

amizade ciúmes tira dúvidas

Leia também

Será que amizade pode virar namoro?


Dois terços dos relacionamentos começam com uma amizade, diz estudo


Para que servem as amizades? Pesquisa traz algumas pistas


Como lidar com o ciúmes e a exposição na internet?