Ele passou o pênis na minha vagina; posso estar grávida?

Seguidora conta que não houve penetração, mas o calendário menstrual mostrou a possibilidade de ela estar ovulando

Redação Publicado em 11/05/2022, às 18h00

Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock

“Doutor, estava de amassos com um boy e ele passou o pênis na minha vulva sem ejaculação. No meu calendário menstrual dizia que era possível minha ovulação ocorrer naquele dia. Hoje veio um corrimento rosa. Será que eu estou grávida?”

Se não houve ejaculação e nem penetração e o homem só “relou” o pênis na vagina, não há possibilidade de ocorrer uma gravidez. Além disso, esse corrimento rosa pode fazer parte do ciclo menstrual da mulher, ou seja, não indica gestação.

Quando o risco é real?

Para encontrar o óvulo, o espermatozoide precisa estar envolto em um conjunto de líquidos chamado sêmen – ou esperma – e esse fluido deve ser depositado dentro do canal vaginal. 

Sendo assim, só há duas maneiras de engravidar: ejaculação dentro da vagina sem nenhum tipo de proteção – homem estando sem cueca, a mulher sem calcinha e ambos não usarem nenhum método contraceptivo, por exemplo – ou se a mulher ou o homem introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.  

Existe um pequeno risco, ainda, de algum espermatozoide escapar no líquido pré-ejaculatório caso o homem tenha tido uma relação ou masturbação recente. É por isso que dizemos que coito interrompido não é um método seguro para evitar gravidez.

Confira:

Quando um corrimento deve preocupar?

Toda mulher tem lubrificação vaginal diariamente e isso pode variar de mulher para mulher, de dia para dia e também depender das diversas fases do ciclo menstrual – no período fértil, por exemplo, ela aparece em maiores quantidades.  

Normalmente, a lubrificação apresenta um aspecto parecido com clara de ovo e uma aparência límpida, transparente, incolor, sem cheiro e que não provoca nenhum desconforto ou coceira. Esse tipo de secreção é natural e faz parte do funcionamento normal do corpo feminino.

Entretanto, em algumas fases da vida da mulher, essa lubrificação vaginal natural pode, eventualmente, passar a apresentar algumas alterações, que acabam caracterizando o que chamamos de corrimento. São elas: 

Tudo isso sinaliza que algo pode não estar funcionando como deveria. Nesses casos, o ideal é buscar ajuda ginecológica

corrimento tira dúvidas risco de gravidez ovulação

Leia também

Dá para engravidar no primeiro dia do período fértil?


A camisinha sempre fica presa na vagina; tem risco de gravidez?


Quem não menstrua não tem ovulação?


Tenho vergonha de pedir para ir ao ginecologista; e agora?