Doutor, minha mãe diz que eu tenho falado muito no meio do sono. Estou com medo de revelar algum segredo que ela não poderia saber. O que eu faço?
Muita gente fala dormindo. Em geral, o que se fala é muito difícil de entender, é ininteligível. São sons, murmúrios, que, em geral, não permitem que a gente entenda o que a pessoa está falando.
Mesmo que dê para entender o que a pessoa está falando, em geral aquilo que é falado tem a ver com o sonho, e não com a realidade. De repente você pode falar alguma coisa que, se sua mãe soubesse, ela ficaria de cabelo em pé, mas não dá para saber se você está traduzindo realidade ou sonho. Então sua mãe também não vai poder se basear naquilo que ela está ouvindo enquanto você dorme para formar um contexto daquilo que está acontecendo na sua vida.
Moral da história: não precisa se preocupar com isso! Primeiro, porque quase não dá para entender o que a gente fala, e depois, mesmo que ela entenda alguma frase, ele estará descontextualizada, e não traduz necessariamente a realidade.
Só preste atenção, pois, às vezes, quando estamos muito estressados, muito ansiosos, a gente pode falar mais ou ter uma qualidade de sono pior. Se isso estiver acontecendo, é bom tentar entender por que você está estressada e ansiosa, para tentar controlar esse comportamento.
@todebouer Revelando segredos 😱 #todebouer#duvida#dicas#drjairobouer#curiosidade#familia♬ som original - Dr. Jairo Bouer
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr