Já estou 100% imunizado; por que preciso continuar usando máscara?

Leitor pergunta a razão pela qual ele precisa usar máscara mesmo estando completamente vacinado

Redação Publicado em 30/08/2021, às 15h30

Além de evitar a Covid, o uso da máscara pode garantir um inverno mais saudável para todos - iStock

“Doutor, tomei vacina da Janssen, que não precisa de segunda dose. Por que eu ainda tenho que usar máscara?

Primeiramente, nenhuma vacina contra o novo coronavírus fornece 100% de proteção e, em segundo lugar, no Brasil, ainda existe muita gente que não foi vacinada.

Ou seja, o vírus permanece circulando bastante e, mesmo quem já está completamente imunizado, pode entrar em contato com o vírus e transmitir a infecção. Assim, usar a máscara protege a si e aos outros.

Também protege contra outras doenças 

É bem possível que a Covid-19 seja como a gripe, que exige a produção de uma nova vacina a cada ano. Com as medidas de prevenção contra o coronavírus, vários tipos de vírus causadores de resfriado e até o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) – que no Brasil é causa importante de infecções agudas em bebês – sucumbiram no Hemisfério Norte. 

O uso de máscaras pode, sim, contribuir para diminuir a transmissão das doenças respiratórias como um todo”, confirma a infectologista Raquel Stucchi, professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Se todo mundo passasse a usar a proteção nos meses de inverno, seria possível evitar muitos casos. “A gripe também pode ser grave, exige hospitalização em muitos casos e pode causar morte”, lembra a médica.

Confira:

Vale dizer que alguns povos orientais fazem isso há muito tempo, inclusive quando não apresentam sintomas, o que, segundo ela, contribui bastante para o controle das doenças sazonais. No Japão, quem tem alergia ao pólen também utiliza a máscara na primavera, por causa das cerejeiras. Na China, a proteção ainda é adotada nos dias em que os níveis de poluição estão mais altos.

Cuidados importantes

Se uma máscara cirúrgica deve ser trocada a cada quatro horas, as de tecido também exigem trocas frequentes, de três em três horas ou sempre que ficarem úmidas. Se a pessoa estiver na rua, deve guardar no saquinho fechado e, em casa, lavar com água e sabão. É possível colocá-las para secar no varal ou na secadora.

As máscaras de pano devem ser de algodão e ter, no mínimo, duas camadas. Também é importante que o tamanho e a aderência sejam adequados.máscara deve cobrir ao menos metade do nariz e ir até abaixo do queixo, além de cobrir as laterais do rosto (até cerca de 2 cm das orelhas).

Veja também:

 

Covid-19 máscara tira dúvidas

Leia também

Covid: aprovação de vacina pode ajudar EUA a conter novas mortes?


Uso de máscaras afetou quem tem ansiedade social; entenda como


Leandra Leal mostra como máscara PFF2 funciona; entenda importância


O que fazer quando a máscara provoca espinhas no rosto?