Janeiro Branco: se você não está legal, converse com alguém

Aproveite o início do ano para cuidar melhor da sua saúde emocional

Dr. Jairo Bouer Publicado em 06/01/2024, às 16h00

A campanha Janeiro Branco chama atenção para a importância da saúde mental e emocional - iStock

Janeiro Branco é um movimento voltado para a saúde mental e emocional e que começou em 2014. Aproveitamos essa ocasião, logo no início do ano, para falar da importância da dimensão da saúde mental em todas as interfaces da nossa vida, principalmente nas relações com as outras pessoas.

É fundamental perceber o quanto a nossa saúde mental influencia os nossos relacionamentos, e como os nossos relacionamentos influenciam a nossa saúde mental.

Balanço do ano que passou

O ano acaba de começar e você pode estar questionando o que vem te incomodando desde o ano passado e como você pode aproveitar esses aprendizados, como isso pode contribuir para a sua saúde mental.

Dada a dimensão da saúde mental na nossa vida, será que estamos prestando atenção nela no dia a dia? Será que não estamos escondendo de nós mesmos dificuldades, angústias, ansiedades que podem minar as nossas emoções, os nossos sentimentos e os nossos afetos?

Procure se abrir com alguém

Se você não está legal, se não está bem, converse com outras pessoas, busque se abrir. Entenda o que pode estar te atrapalhando. Não há nada de errado em lidar com essas questões. Não precisa esconder, não precisa omitir. Quanto mais entendemos as nossas dificuldades e conseguimos dividir isso com as outras pessoas, mais leve fica a nossa vida.

Todo sofrimento tem fim e é importante que a gente perceba o que está incomodando para poder transformar essa situação.

Um ano novo cheio de saúde física, mental e emocional e afetiva para todo mundo!

E lembre-se que existem alguns serviços com os quais você pode contar caso precise de ajuda. Um deles é o CVV (Centro de Valorização à Vida), que você pode acessar ligando no 188 ou pelo site (cvv.org.br). Outro site que oferece esse tipo de serviço é o Mapa da Saúde Mental (mapasaudemental.com.br), com várias opções de ajuda.

saúde mental relacionamento Janeiro Branco

Leia também

Sexualidade: é preciso ajudar quem sofre preconceito


Jovens de NY terão acesso gratuito a terapia online


Por que os homens resistem em buscar ajuda?


Saúde mental: é preciso acolher sem julgamentos