Tenho 15 anos e meu pênis não tem um tamanho definido. Ele já chegou aos 19, mas na maioria das vezes fica entre 14 e 17. É normal?
Olha, eu não acho que o seu pênis está crescendo e encolhendo sucessivamente. O que deve estar acontecendo é que você está adotando padrões variados de medida, então um dia você mede por baixo, no outro por cima, ou pelo lado. Isso pode proporcionar resultados diferentes.
Além disso você talvez não esteja no mesmo estado de ereção sempre que você faz a medição. Então se a ereção está mais exuberante, digamos assim, o pênis pode ficar um pouco maior. Se não estiver tão boa, pode ficar um pouco menor. Mas eu aposto num erro de medição, porque cada vez você mede de um lado, ou de uma forma.
@jairobouer Mudando de tamanho 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude#saúde#comportamento♬ som original - jairobouer
Ao medir o pênis, é preciso que ele esteja em ereção, já que, flácido, o tamanho pode variar muito. Questões como temperatura também podem influenciar no tamanho do membro sexual.
Uma das principais dúvidas de quem quer descobrir o tamanho do pênis é se a medição deve ser feita por baixo, pelo lado ou por cima. Existem diversas técnicas e possibilidades, mas a mais aceita é a medida por cima.
Nesse caso, é preciso que o homem encoste a régua no púbis – osso localizado próximo ao pênis – e estique até a ponta do pênis (a glande). Obviamente, se o prepúcio tiver um, dois ou três centímetros a mais do que o pênis, não entra na conta.
Assim, o que deve ser levado em consideração é a dimensão do corpo do pênis, desde a base dele (no púbis), até a ponta – a glande. Se a medida for feita pela parte de baixo, provavelmente o resultado será maior. Mas essa não é a contagem adequada. A mesma coisa vale para a medição pelo lado do pênis.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr