Redação Publicado em 02/02/2022, às 15h30
“Doutor, com esse calor, não consigo fazer nenhum tipo de atividade física. Alguma dica?”
O calor realmente está forte em muitas partes do Brasil e essas temperaturas altas acabam dificultando a prática de atividades físicas. Além disso, vivemos um momento em que as idas à academia geram preocupação por conta da Covid-19 e de suas variantes.
Então, o que pode ser feito? Não existem muitas alternativas para resolver esse problema, mas as recomendações básicas seriam:
Se a pessoa tem acesso a algum ambiente mais fresco dentro de casa, onde pode usar o ar condicionado ou o ventilador, por exemplo, vale tentar improvisar e fazer os exercícios ali mesmo.
Há uma série de atividades e possibilidades que podem ser feitas dentro de casa. O ideal é procurar a orientação de um profissional de educação física para entender quais são esses exercícios e como fazê-los de forma correta.
Ver essa foto no Instagram
Praticar exercício físico é uma das melhores formas de cultivar saúde e qualidade de vida, mas muitas pessoas não sentem vontade de mexer o corpo ou fazem por “obrigação” na tentativa de se encaixarem nos padrões de beleza.
Não existe uma única maneira de se exercitar e algumas dicas podem ajudar a descobrir o que funciona para você:
1. Faça o que você gosta
Algumas pessoas precisam da academia porque ela oferece um treino definido, mas o componente essencial do exercício é elevar a frequência cardíaca e, para isso, as opções são muitas.
Uma boa opção é pensar no que você gostava de fazer no passado, mesmo quando criança. Isso pode ajudar a perceber que as possibilidades estão mais próximas do que imagina: dançar, jogar bola ou caminhar com os amigos, por exemplo.
Confira:
2. Comece aos poucos
A disponibilidade de tempo é uma desculpa comum para evitar os exercícios físicos. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 150 a 300 minutos de atividades físicas moderadas por semana.
Se você vem de um período de inatividade, é recomendável começar aos poucos, durante alguns minutos por dia e, com o tempo, aumentar gradativamente essa quantidade. O objetivo é sentar-se menos e mover-se mais, e algum exercício é melhor do que nada.
3. Remova os obstáculos
Às vezes, é difícil superar a inércia porque você não conhece um bom trajeto para caminhar na sua vizinhança ou não tem o tênis adequado. Mas os primeiros passos podem ser dados dentro de casa, com exercícios utilizando a técnica da calistenia, por exemplo. Comece com o simples!
4. Tenha uma companhia
Exercitar-se com outras pessoas pode ajudar, afinal, somos seres sociais. Quando você faz parte de um grupo ou mesmo tem a companhia de uma outra pessoa, existe um “contrato de compromisso” e um acaba incentivando o outro.
Veja também: