Doutor, estou com uma mania terrível de limpeza. Começo a lavar as mãos e não consigo parar. Às vezes fico 30, 40 minutos num processo que parece não ter fim, é quase um ritual. Não sei mais o que eu faço. Minhas mãos estão machucadas, minha mãe fica reclamando porque eu fico muito tempo no banheiro e eu fico muito, muito ansiosa. O que eu posso fazer?
Pelo que você está contando, você pode estar enfrentando uma questão que a gente chama de transtorno obsessivo-compulsivo. Nessa situação, a pessoa tem muita angústia, uma ansiedade, um pensamento de que algo de ruim vai acontecer, ou que vai se contaminar, se não fizer determinado padrão de comportamento. E aí a pessoa entra num ritual, como esse que você relata, de lavar as mãos sem parar, numa tentativa de aliviar essa angústia, ou de prevenir algo de ruim que pode acontecer.
Não existe uma relação lógica, porque não adianta lavar a mão para prevenir que algo ruim aconteça com você ou com a sua família, mas isso fica dentro da sua cabeça. Então o que eu acho que você pode fazer? Se você percebe que esse é um padrão que está incomodando e que isso acontece há algum tempo, vale a pena buscar a ajuda de um especialista. Converse com seus pais, explique que você está em sofrimento e que você precisa falar com um profissional de saúde mental.
É importante saber que tem jeito, tem tratamento, terapia, remédio...são várias possibilidades. O importante é você dar o primeiro passo.
@jairobouer “Mania de limpeza" 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr