O inverno chegou em boa parte do país, e muita gente reclama que nesta estação do ano dá uma desanimada na vida sexual. O frio é menos convidativo para momentos de intimidade e pode dar também aquela “preguicinha” de tirar a roupa e de tomar banho depois do sexo, entre outros obstáculos.
No inverno as pessoas podem ficar doentes com mais facilidade, já que a imunidade pode cair e dar espaço para gripes, resfriados e outras infecções. Doentinho, vamos combinar, fica também bem menos empolgante se dedicar ao prazer.
É o oposto do verão, estação em que as pessoas ficam mais expostas, mais sol, menos casacos e mais calor, o que pode dar um estímulo adicional para a vida sexual. Além disso, no verão, a exposição ao sol melhora os níveis de vitamina D, o que pode favorecer a imunidade e diminuir o risco de quadros respiratórios.
Bem, e como mudar o rumo dessa história no inverno. É possível? Sim, claro.
Primeiro cuidar bem da alimentação e dos nutrientes para melhorar nossa saúde e dar mais força ao organismo.
Depois, tentar deixar o quarto o mais quentinho possível, mais confortável e, se estiver muito frio, usar a criatividade para brincar embaixo das cobertas pode ser uma boa.
Banho quente (sem exagero) e uma boa toalha por perto também ajudam! E, ainda, existem lubrificantes com efeito Hot que, em contato com a pele e a mucosa vaginal, além de facilitar a penetração, podem dar uma esquentada extra na hora do sexo.
Bom inverno e divirta-se!
Este conteúdo é uma parceria com a KY.
Ver essa foto no Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr