Seguidor quer saber se o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é mais prejudicial do que o tabagismo
Redação Publicado em 26/12/2021, às 11h00
“Doutor, o que é pior para a saúde: vício de tabaco ou de álcool?”
O álcool – depois dos 18 anos – se for consumido de forma moderada e responsável, tem menos danos para a saúde em comparação ao hábito do tabagismo. Se uma pessoa fuma um maço por dia, por exemplo, ela está exposta a uma série de riscos.
Mas é difícil comparar o que faz mais mal. Isso depende de cada pessoa e a resposta do corpo pode ser muito individual.
De uma maneira geral, tanto o tabaco como o álcool são drogas lícitas – autorizadas por lei a partir dos 18 anos de idade – e, portanto, afetam de alguma forma o organismo. Porém, o consumo moderado de álcool tem, em média, muito menos impacto para a saúde do que um indivíduo que é dependente de cigarro.
Interromper o hábito do tabagismo pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e muitos podem ser sentidos quase que de imediato. São eles:
Confira:
Vale lembrar ainda que, ao largar o cigarro, a pessoa poupa dinheiro, fica com a pele melhor, perde aquele odor desagradável nas roupas e no cabelo e, além de reduzir o risco de vários tipos de câncer, evita problemas de digestão, fertilidade e até riscos relacionados à saúde mental.
Da mesma forma que com o tabagismo, parar de consumir bebidas alcoólicas – especialmente de forma exagerada – pode trazer diversos benefícios para o organismo. Conheça alguns deles:
Exagerei no álcool por 13 anos; o corpo é capaz de se recuperar?
Posso perder peso sem parar de beber?
O cigarro eletrônico pode ajudar uma pessoa a parar de fumar?
Exposição ao tabagismo na infância aumenta risco de artrite reumatoide