Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Perdi a ereção no meio do sexo; tem risco de gravidez?

Falhas de ereção podem acontecer eventualmente e não devem ser levadas como um problema - iStock
Falhas de ereção podem acontecer eventualmente e não devem ser levadas como um problema - iStock

Redação Publicado em 28/09/2022, às 18h00

“Doutor, tivemos relação com camisinha e ejaculando fora. Porém, durante a relação, tive uma pequena perda de ereção com camisinha. Pode ter acontecido alguma coisa?”

Não é preciso se preocupar com essa situação. O casal usou camisinha desde o início da relação sexual e ainda tomou uma medida adicional, que é ejacular fora. É preciso fazer isso? Não. 

Se o preservativo for usado o tempo todo, mesmo ejaculando, o risco de gravidez não existe. A única coisa é o homem, após ejacular, retirar o pênis imediatamente porque, caso ele perca a ereção com o sêmen dentro da camisinha, pode acontecer um pequeno vazamento desse fluido e trazer chances de gestação. 

Mas, nesse caso, como houve uma pequena perda de ereção, sem ejaculação e a camisinha não escapou do pênis, não há risco de gravidez. 

@jairobouer “Tem algum risco?” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Chill Time - Muspace

Confira:

Por que os homens brocham?

Primeiramente, todo mundo, em algum momento da vida, vai brochar. Se for uma situação eventual, a melhor coisa a se fazer é não dar muito peso para a situação e entender que isso pode acontecer. Quanto mais importância se dá, mais ansiedade é criada para a próxima vez e, como consequência, maiores são as chances de ocorrer novamente. 

Porém, caso as falhas de ereção aconteçam com frequência, é preciso ter atenção para entender o que está acontecendo. Com homens mais velhos, por exemplo, pode ser que haja relação com alguma questão de saúde, como hipertensão, tabagismo, problemas circulatórios e obesidade. 

Como controlar a ansiedade?

A ansiedade e o estresse podem impedir que você tenha ou mantenha uma ereção. Essas sensações também podem distrair as pessoas da intimidade sexual. Se um homem está ansioso sobre como será seu desempenho sexual, ele pode se sentir menos excitado. As estratégias para controlar a ansiedade e o estresse incluem:

  • Concentre-se mais nas sensações físicas do que no desempenho sexual;
  • Faça exercícios físicos;
  • Durma melhor;
  • Trabalhe para melhorar os relacionamentos;
  • Medite;
  • Gaste mais tempo em uma atividade favorita;
  • Faça terapia;
  • Tome medicamentos se forem necessários e prescritos.

Veja também: