Gostaria de saber se eu, com 16 anos, posso usar testosterona para aumentar o meu pênis.
Olha só, não está indicado o uso de testosterona aos 16 anos para aumentar o tamanho do pênis. Em primeiro lugar, porque esse efeito é muito limitado, e depois porque traz muitos riscos à saúde. Inclusive o risco de atrofia, ou seja, de diminuição dos testículos, o que pode comprometer até o seu desenvolvimento sexual e a sua fertilidade.
Portanto, usar testosterona para aumentar o pênis ou para ganhar massa muscular não é um método recomendado, nem autorizado pelas autoridades médicas.
@jairobouer "Quero aumentar o tamanho” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
Normalmente, aos 18 ou 19 anos, o crescimento do pênis já está definido. Entretanto, vale lembrar que para meninos que começaram a se desenvolver um pouco mais tarde, esse aumento pode chegar até uma idade mais avançada. Da mesma forma, aqueles que começaram mais cedo, na chamada puberdade precoce, tendem ter o crescimento do pênis estabilizado antes dessa faixa etária.
É válido ressaltar que, independente do tamanho do pênis ou do saco escrotal, o mais importante é a qualidade da vida sexual.
Essa preocupação exagerada com o tamanho é reflexo da ideia presente na sociedade de que o pênis, de alguma forma, representa o homem como um todo e sua masculinidade. Assim, forma-se no imaginário uma crença de que ter um membro maior faz o homem ser mais viril, o que não corresponde à realidade.
O grande problema é que essa preocupação excessiva gera impactos na autoestima e, consequentemente, na vida sexual do homem. Esse é um sofrimento desnecessário - e parece ser uma questão muito mais masculina do que feminina.
Claro, existem mulheres que preferem pênis maiores ou mais grossos, porém, em geral, os homens se preocupam muito mais com o assunto do que elas. Muito mais importante do que o tamanho do pênis é o que se faz com ele durante o sexo.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr