Redação Publicado em 05/04/2022, às 17h00
“Doutor, preciso muito emagrecer, mas ando muito ansiosa. O que eu posso fazer?”
Antes de qualquer coisa, já é um passo importante reconhecer uma ligação entre a ansiedade e a forma de se alimentar.
Vale lembrar que o ganho de peso está diretamente relacionado ao consumo inadequado de nutrientes e a uma vida mais sedentária. Quando a pessoa ingere mais calorias do que gasta, ela acaba acumulando esse excesso de calorias na forma de gordura, resultando no aumento de peso.
Ao reconhecer uma dificuldade em lidar com a ansiedade, é fundamental buscar algum tipo de ajuda, seja uma orientação ou psicoterapia, para desenvolver recursos e mudar hábitos que a ajudem a lidar melhor com esse sentimento.
Não adianta fazer uma dieta super restritiva se a causa da dificuldade de alimentação está na ansiedade. O melhor caminho é, em primeiro lugar, pensar em tratar essa ansiedade e, depois, buscar uma orientação nutricional.
Confira:
Lidar com a ansiedade pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Mas algumas estratégias podem aliviar os sintomas:
Às vezes, a ansiedade está em alguma questão emocional que o indivíduo está enfrentando, como um relacionamento complicado, uma situação de trabalho ou alguma coisa na faculdade, por exemplo.
Tudo isso pode deixar uma pessoa ansiosa e com uma dificuldade maior em lidar com esse desconforto emocional. Como resultado, ela acaba descontando na alimentação, já que comer provoca uma certa sensação de conforto e de bem-estar.