Seguidor está preocupado com a possibilidade de gravidez, apesar do uso de proteção
Dr. Jairo Bouer Publicado em 15/11/2024, às 18h00
Doutor, éramos virgens, fizemos com camisinha e usamos corretamente, só que ela está atrasada. Isso pode ser normal dela, estar atrasada?
Sim, pode ser o normal dela. Vocês eram virgens, tiveram a primeira vez, usaram a camisinha desde o início da relação sexual, então não tem risco de gravidez.
Agora, se vocês forem continuar essa prática sexual com alguma frequência, eu recomendo conversar com o ginecologista para pensar num método contraceptivo que dê um pouco mais de tranquilidade para vocês.
Mas a resposta para a sua pergunta é sim, o atraso menstrual pode ser normal. O uso da camisinha desde o início da relação sexual protege contra uma gravidez indesejada.
Veja, a seguir, algumas perguntas e respostas sobre o uso da camisinha:
A interna é aquela colocada diretamente dentro da vagina. Antigamente ela era conhecida como camisinha feminina. Ela é maior do que a interna, pode ser colocada bem antes da relação, e seu ajuste final acontece no momento da penetração. Já a externa, chamada antigamente de masculina, é aquela colocada ao redor do pênis momentos antes da penetração acontecer. A proteção das duas, quando a colocação é feita de maneira correta, é semelhante.
Não! Você não precisa e não deve usar duas ao mesmo tempo. Duas camisinhas (uma interna e uma externa ou, ainda, uma externa em cima de outra) aumentam o atrito e podem elevar o risco das camisinhas se romperem. Uma só camisinha bem colocada, antes do início da penetração já garante proteção.
Rasgar a embalagem com os dentes (o que pode danificar a camisinha), usar camisinha com data de validade vencida ou sem o selo de garantia do Inmetro, só colocar a camisinha depois que já começou a penetração (só para evitar a ejaculação), deixar bolhas de ar entre o pênis e o preservativo (isso também aumenta o risco de ruptura) e deixar vazar sêmen na hora de retirar (depois de ejacular o melhor é retirar logo para evitar risco de vazamento).
Pode sim, inclusive esse método (conhecido como combinado ou duplo), além de evitar as ISTs, aumenta ainda mais a proteção contra a gravidez indesejada.
Importante conversar com seu ginecologista para discutir o uso de pílula dia seguinte, caso você esteja no seu período fértil e avaliar o risco de ISTs. Ele pode pedir alguns exames e prescrever alguns medicamentos.
Sim, pode! A legislação brasileira garante acesso a todos os métodos contraceptivos para menores de idade, dos 13 aos 18 anos, respeitada sua privacidade, na rede pública e privada.
Caso isso aconteça (o que não é comum quando a camisinha é bem colocada e o pênis retirado logo após a ejaculação), a garota deve tentar tirar o preservativo com os próprios dedos de dentro do canal vaginal – e falar como ginecologista para orientações adicionais. Se ela não conseguir, tem que procurar o médico para que a camisinha seja retirada. Ela não pode ser “esquecida” dentro na vagina.
Após 1 ano de relacionamento, posso parar de usar camisinha?
Ciclo menstrual tem demorado mais para se tornar regular
Menstruação atrasada causa desespero; o que pode ser?
Confira os sete erros mais comuns ao usar camisinha