Não! Os remédios para tratar depressão funcionam de uma maneira muito particular para cada pessoa. Por isso, não pode pegar remédio da mãe, do tio, da vizinha, da amiga para tratar depressão.
É preciso procurar um médico, de preferência um psiquiatra e, junto com ele, entender que tipo de depressão você tem, pois existem diversos tipos de depressão, quais são os seus sintomas predominantes, quais os riscos que você tem, eventualmente, de efeitos colaterais, para que ele possa, junto com você, fazer a melhor escolha.
Ver esta publicação no Instagram
E mesmo que as pessoas sejam muito parecidas e tenham o mesmo tipo de depressão, com um único antidepressivo, elas podem ter respostas diferentes. Isto tem a ver com genética, com caracteristicas pessoais.
Por isso é muito importante que o médico te acompanhe durante todo esse processo de uso de antidepressivo.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr