Jairo Bouer Publicado em 25/11/2020, às 19h42
Ao longo deste Novembro Azul, falamos da saúde masculina em alguma ocasiões, em especial sobre a importância de ir ao médico com regularidade.
Aproveito o fim do mês para falar especificamente sobre saúde mental. Alguns transtornos mentais são mais frequentes nas mulheres, como é o caso da depressão ou da ansiedade. Isso quer dizer que homens não sofrem com eles? Nada disso! Eles também podem ter esses quadros, sim.
Para piorar, muitos homens acham que problemas de saúde mental são frescura, e que eles têm de dar conta de tudo sozinhos. Só que não é bem assim.
Alguns transtornos são mais comuns nos homens, como abuso de álcool e drogas, alguns tipos de surtos psicóticos, e homens tendem a morrer mais por suicídio.
Os cuidados com a saúde física já são mais precários entre os homens, mas é preciso que também o cuidado com a saúde mental seja priorizado por eles.
Homens têm uma tremenda dificuldade de falar sobre seus sentimentos, e eles têm redes de apoio mais precárias, o que faz com que sofram sozinhos por muito tempo. Mas é fundamental buscar ajuda.
Se você não está legal, procure a ajuda de uma rede de apoio ou de um especialista. É preciso vencer o machismo e o preconceito, e se cuidar.
Boa sorte! E espero ver vocês mais felizes e mais saudáveis no próximo Novembro Azul.
Saiba mais:
Whindersson Nunes ressalta importância do tratamento da depressão
Machismo que gera violência contra a mulher também leva homens a sofrerem em silêncio