Redação Publicado em 12/07/2021, às 17h00
Doutor, na relação anal, a ejaculação interna pode causar alguma doença ou algum tipo de dano?
No sexo anal, o ideal é usar sempre camisinha e lubrificante à base de água. O preservativo tem a função de evitar as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e o lubrificante é uma forma de facilitar a penetração e impedir qualquer tipo de lesões ou machucados.
Caso o casal opte por não utilizar a camisinha, é fundamental fazer testes regulares, além de seguir alguma terapia de prevenção complementar, como a PrEP, que é a profilaxia pré-exposição ao HIV, o vírus causador da Aids. Nesse método, a pessoa toma um comprimido (que na verdade é uma combinação de dois antivirais) de forma preventiva, para evitar se infectar com o vírus.
Ver essa foto no Instagram
Muitas pessoas relatam experiências dolorosas ou têm medo de sentir dor ao fazer sexo anal. Mas por que esse tipo de relação sexual tem essa fama relacionada à dor em vez de prazer?
O ânus realiza o que chamamos de contração reflexa. Por ser uma região muscular, como qualquer outro músculo, executa os movimentos de dilatação e contração, permitindo que exista a abertura para as fezes saírem. Tudo isso nada mais é que um mecanismo fisiológico.
Confira:
Portanto, em momentos como esse, é muito importante não ter pressa. Caso contrário, se houver pressa, a região pode se contrair e a parceira ou parceiro sentir muita dor.
Veja algumas dicas de como evitar possíveis problemas durante e depois da relação, tornando o sexo anal um momento mais prazeroso.
Veja também: