Seguidor conta que a relação sexual foi com preservativo e sem ejaculação, mas a parceira estava no período fértil
Redação Publicado em 01/12/2022, às 15h00
“Doutor, sexo com camisinha e coito interrompido, porém no período fértil. Tem chance de gravidez?”
Se o casal usou camisinha corretamente durante toda a relação sexual e ainda não teve ejaculação dentro da vagina (coito interrompido), o risco de gravidez nessa situação é praticamente nulo.
É sempre recomendado fazer sexo com proteção para que o casal possa ficar tranquilo e ter relação sexual em qualquer fase do ciclo da mulher, inclusive no período fértil.
O período fértil é o intervalo de tempo no ciclo menstrual em que há a maior probabilidade de acontecer uma gravidez . Em uma mulher com ciclos de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece 14 dias antes do primeiro dia de menstruação – bem no meio do ciclo – e o período fértil abrange os três dias que antecedem e os três que sucedem essa data.
Entretanto, muitas variáveis podem acontecer no meio do caminho, como: a mulher ter um ciclo irregular, a data da menstruação mudar com frequência e interferência de fatores emocionais. Tudo isso pode fazer com que a data da ovulação (e do período fértil) mude a cada mês.
Confira:
O “coito interrompido” é caracterizado pela retirada do pênis de dentro da vagina na hora de ejacular. Porém, essa pode não ser a melhor tática, pois há o risco de o homem perder o controle e gozar um pouco dentro da vagina antes de tirar o pênis. Por isso, esta prática não é indicada como método contraceptivo.
Veja também:
Fui enfiar a camisinha e estourou; tem risco de gravidez?
Transamos sem proteção um dia depois da menstruação; e agora?
Sexo seguro: 10 erros que você nunca deve cometer
Meu pênis não produz líquido lubrificante; tem problema?