Redação Publicado em 14/10/2021, às 18h30
“Doutor, sou um cara de 20 anos e ainda sou virgem. Me sinto desconfortável com isso. O que eu posso fazer?”
A primeira questão é pensar se esse desconforto sentido em relação ao fato de ser virgemtem a ver com um desejo da própria pessoa ou se ela está se comparando a um padrão do que acontece com seus amigos, com as pessoas que conhece ou com o que vê e ouve por aí.
É necessário analisar se essa é uma questão autêntica. Se assim for, ou seja, caso o indivíduo esteja realmente incomodado e desconfortável com o fato de ainda não ter iniciado a sua vida sexual, é importante começar a pensar em como mudar essa situação.
Sair mais, encontrar mais pessoas, acionar mais contatos nas redes sociais e nos aplicativos de relacionamento são alguns exemplos. Ir se organizando para que um dia, mais cedo ou mais tarde, esse passo possa ser dado.
Mas, novamente: isso precisa ser uma decisão da pessoa e ela não deve se sentir obrigada a por pressões externas. Tem gente que demora um tempo maior enquanto outras vivenciam muito mais rápido e cedo.
Confira:
Essas decisões são extremamente pessoais, elas partem de experiências individuais, do contexto social e cultural em que estamos inseridos. Talvez alguma questão religiosa ou familiar, por exemplo, pode fazer com que você decida começar mais tarde.
Assim, é importante integrar todos esses fatores, como o desejo, a pressão dos amigos, as influências culturais e sociais com as quais a pessoa convive para poder encontrar a melhor decisão.