Doutor Jairo
Assista

Surto psicótico: preciso tomar remédio para sempre?

Imagem Surto psicótico: preciso tomar remédio para sempre?

Jairo Bouer Publicado em 02/10/2020, às 12h24 - Atualizado em 10/10/2020, às 12h55

Dúvida: Sofri um surto psicótico e hoje sou usuário de medicamento, o psiquiatra disse que eu tenho que tomar para o resto da minha vida, é verdade? Li na internet que um deles causa impotência e gostaria de saber se posso substituir.

Dr. Jairo:Muito legal você ter contado tua história para a gente e eu gostaria de esclarecer ou tentar esclarecer alguns pontos com você:

Primeiro, algumas pessoas tem um surto psicótico único e isolado na vida e não vão ter outro surto nunca mais. Por quê? Porque eventualmente esse surto psicótico foi desencadeado, vou te dar um exemplo, pelo uso de alguma droga; aí a pessoa para de usar essa droga e, possivelmente, nunca mais vai ter um surto psicótico.

Algumas outras pessoas têm o surto psicótico e podem voltar a apresentar esses surtos em outras ocasiões. Por exemplo: pessoas que têm o diagnóstico de esquizofrenia, se não tratado, podem ter surtos outras vezes na vida. E, em cada surto, pode ter o comprometimento maior da função cognitiva e da função psíquica.

Teu psiquiatra recomendou que você usasse medicamente por um tempo longo, talvez para a vida toda e isso vai depender muito da causa do teu surto psicótico.

Se você usava droga, teve um surto e parou de usar, você talvez não tenha mais. Se você teve uma depressão, tratou a depressão e o surto aconteceu durante a depressão, se você não tiver mais depressão talvez você não tenha mais outro surto.

Agora, dependendo do tipo de doença, ou do tipo de patologia, você pode ter outro surto, sim.

Então, para ter certeza de que você vai precisar tomar remédio a vida toda, ou por um período prolongado de tempo, é fundamental discutir com um psiquiatra qual é o teu diagnóstico, esse é o primeiro ponto.

Segundo ponto: você contou para a gente que leu na internet que alguns medicamentos podem impactar a função sexual. É verdade?

É verdade, alguns antipsicóticos podem impactar a função sexual. Não são todos e eles não impactam da mesma forma as diferentes pessoas.

Portanto, o que eu acho que você precisa fazer: se você está sentindo que tem uma diminuição da tua atividade sexual, ou você tem uma alteração da tua função sexual depois que você começou a usar o remédio, tem que conversar com o médico também, e ele vai tentar identificar se isso tem ou não a ver com o uso desse medicamento e, eventualmente, ele pode até trocar o tipo de medicamento.

Agora, lembrar que com a adaptação do organismo com os medicamentos, esses efeitos colaterais tendem a diminuir.

De qualquer forma, eu acho que, para entender diagnóstico, tempo de uso de remédio e eventuais trocas de medicamento, é fundamental que você converse com o seu psiquiatra. 

Saiba mais:

Remédios para surto psicótico causam impotência?