Tenho medo de durar pouco e gozar rápido no sexo; o que fazer?

Seguidor conta que ejacula em menos de um minuto na masturbação e tem receio de o mesmo acontecer no sexo

Redação Publicado em 18/07/2022, às 14h30

A principal causa para a ejaculação precoce é a ansiedade de performance - iStock

“Doutor, tenho 15 anos, sou virgem e, quando me masturbo, gozo em menos de um minuto. Eu tenho medo de, quando for ter relação com outra pessoa, gozar rápido também. O que eu faço?”

Em casos como esse, o melhor a se fazer é ter calma. O tempo que o homem chega à ejaculação ao se masturbar é diferente de uma relação sexual.

O ideal é procurar controlar a ansiedade, ficar mais tranquilo e tentar desenvolver uma intimidade maior com a parceria. Tudo isso pode ajudar e fazer com que o tempo de ejaculação aumente. 

Além disso, se no começo da vida sexual, for muito rápido, isso não é um grande problema. Quem nunca, né? Todos os homens, em suas primeiras experiências e durante o próprio desenvolvimento, já experimentaram ejaculações mais rápidas.  

O que causa a ejaculação precoce?

A causa número um de ejaculação precoce está relacionada à chamada ansiedade de performance: o homem inexperiente e ansioso acaba ficando mais inseguro e cria uma expectativa em relação ao seu desempenho sexual. Essa tensão emocional faz com que ele não consiga lidar com o seu desejo, ejaculando muito rápido e antes do momento em que gostaria. 

Confira:

Já que a ansiedade é a principal razão para o problema, o primeiro passo é tentar controlá-la e identificar suas motivações com o objetivo de retardar a ejaculação. Caso a dificuldade seja muito grande e o indivíduo muito ansioso, o ideal é buscar ajuda.

Existe alguma forma de controlar?

Existem alguns medicamentos que podem ser utilizados para controlar a ejaculação precoce, como é o caso de antidepressivos, que têm como efeito colateral o retardo da ejaculação.

Porém, se a causa da ejaculação precoce for a ansiedade, o que realmente pode fazer diferença é entender o que tem impulsionado toda essa insegurança e procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Isso está diretamente relacionado à intimidade, assim como à confiança em si para ficar mais tranquilo e menos encanado com o tempo da ejaculação.

Existem ainda algumas técnicas que podem ajudar. Uma das estratégias é, no meio da relação, dar uma parada e/ou tirar o pênis de dentro da vagina. Ou, se for sexo oral, interromper por algum tempo. Outra ideia é mudar de posição.

Além disso, alguns homens fazem uso de géis retardantes e de camisinhas com efeito anestésico para diminuir a sensibilidade da glande (cabeça do pênis). Em teoria, isso poderia prolongar o tempo da ejaculação. Porém, na prática, o efeito é muito modesto, já que a grande responsável pela ejaculação precoce continua sendo a ansiedade.

Veja também:

sexo masturbação ejaculação precoce tira dúvidas

Leia também

Tenho polução noturna depois que parei de me masturbar; é normal?


Sexo seguro: 10 erros que você nunca deve cometer


Masturbação pode provocar raiva e estresse?


Consigo ter relações sexuais quantas vezes eu quiser; é normal?