Doutor Jairo
Assista » Tecnologia

Tenho mesmo de controlar o tempo de tela do meu filho?

Quanto mais tempo eles passam conectados às redes sociais, maiores os riscos - iStock
Quanto mais tempo eles passam conectados às redes sociais, maiores os riscos - iStock

Doutor, tenho mesmo de controlar o tempo de tela do meu filho? Acho tão chato e desgastante...

Pois é, é chato e desgastante, mas tem que ser feito. Principalmente os mais jovens têm uma dificuldade muito grande de controlar a sua relação com as telas e com as redes sociais. Temos evidências acumuladas de que, quanto mais cedo ocorre o contato dos jovens com as telas, e quanto mais tempo eles passam conectados às redes sociais, maiores os riscos para a sua saúde física e mental.

Problemas de sono, questões de autoimagem e de autoestima, menos hábito de leitura, menos tempo ao ar livre, menos relações sociais, “olho no olho”, piora no desempenho escolar, dificuldade de manter o peso ideal, mudanças de humor, distúrbios de atenção...tudo isso está relacionado ao uso descontrolado, sem limite, das telas e das redes sociais.

Por isso, apesar de ser chato e desgastante, a recomendação é ajudar os filhos nesse processo de educação digital.

Este conteúdo é uma parceria com BNews

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr