Tenho TOC e, toda vez que transo, me preocupo com gravidez. É normal?

Leitor relata que fica aflito mesmo tomando todos os cuidados necessários

Redação Publicado em 25/02/2021, às 20h00

O TOC é caracterizado pela presença de obsessões que levam às compulsões - Arte

Sofro de TOC e ansiedade, isso me atormenta muito. Transo com uma menina e, mesmo tomando todos os cuidados, eu encano que ela engravidou. O que posso fazer?

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é considerado um transtorno de ansiedade que provoca excessiva preocupação com determinadas questões - as chamadas obssessões. Com isso, as pessoas, muitas vezes, acabam adotando comportamentos repetitivos, que são classificados como compulsões. Por exemplo, existem indivíduos que não conseguem parar de lavar as mãos ou precisam fechar a porta de casa inúmeras vezes antes de sair. 

No caso do leitor, ele manifesta essa característica obssessiva e fica muito preocupado com a possibilidade de engravidar sua parceira. Ou seja, mesmo tomando todos os cuidados, usando preservativo desde o começo da relação sexual ou tendo certeza que a mulher utiliza algum método anticoncepcional regular, ainda há uma ansiedade e preocupação excessiva devido a essa situação. 

A melhor solução não é ficar sem sexo. A orientação é continuar tendo todos os cuidados necessários durante as relações sexuais, mas dentro de um limite razoável e que não atormente ou seja uma questão permanente na cabeça o tempo inteiro. 

Em paralelo, é importante buscar o suporte de um profissional de saúde mental- terapeuta, psicólogo ou psiquiatra - que irá fazer o acompanhamento e, eventualmente, receitar uma medicação, caso seja necessário, para reduzir a ansiedade e tratar o TOC

ansiedade TOC tira dúvidas

Leia também

Por que algumas meninas têm medo de engravidar mesmo sendo virgens?


Fiuk: remédios para depressão e ansiedade causam abstinência?


Ansiedade pela vacina pode ter impacto no uso de bebidas alcoólicas


Covid-19: como a pandemia pode ter agravado casos de TOC?