Doutor Jairo
Assista » Saúde mental

Tenho TOC, engravidei e acho que o bebê não é do meu marido; e agora?

Jairo Bouer comenta o assunto - Arte
Jairo Bouer comenta o assunto - Arte

Redação Publicado em 28/10/2021, às 17h00

“Tenho TOC e engravidei. Fico pensando se esse filho é do meu esposo ou se eu posso ter engravidado sentando no vaso sanitário. Sei que é absurdo, mas eu não posso controlar. E agora?”

Jairo Bouer comenta que há pelo menos dois aspectos que valem ser discutidos nessa questão. O primeiro deles é que ninguém engravida sentando no vaso sanitário. Gravidez só acontece quando há penetração e ejaculação do pênis dentro da vagina - e ainda considerando que nenhum método anticoncepcional esteja sendo usado.

Agora, você engravidou de fato, não tem relações fora do casamento, pelo menos é o que você contou aqui pra gente, então não há nenhuma dúvida de que essa gestação decorre do seu encontro com seu parceiro”, analisa Jairo.

Confira:

O segundo aspecto a ser discutido é o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Esse é um transtorno de ansiedade em que a pessoa tem obsessões, ou seja, ideias que entram na cabeça e provocam um tremendo desconforto e compulsões. Esse tipo de transtorno pode resultar em comportamentos repetitivos para fugir dos pensamentos intrusivos, como quando a pessoa se lava sem parar, conta coisas, checa a tranca das portas etc.

“Moral da história: você está grávida, é do seu marido, não tem que se preocupar com isso e, para aliviar essa obsessão, o ideal é que você procure um profissional de saúde mental”, explica Jairo.

Ouça a resposta completa: