Doutor Jairo
Assista » Sexo

Tenho vergonha de mostrar o corpo na hora da transa; o que fazer?

A idealização da imagem corporal e dos padrões de beleza podem interferir na vida sexual - iStock
A idealização da imagem corporal e dos padrões de beleza podem interferir na vida sexual - iStock

Redação Publicado em 09/07/2021, às 15h00

Uma queixa bastante recorrente entre as meninas está relacionada às dificuldades que elas sentem para ficar nuas na frente dos seus parceiros ou das suas parceiras. 

Em situações como essa, a menina conheceu alguém na rede social, no aplicativo de relacionamento ou tem um namorado ou namorada, por exemplo, e, nos primeiros encontros, ela acaba sentindo vergonha de tirar a roupa. Além disso, muitas vezes, mesmo após algum grau de intimidade, segue com essa timidez em relação ao próprio corpo. 

Quais são os motivos para essa vergonha?

Nos dias de hoje, muitas meninas estão insatisfeitas ou inseguras em relação a sua imagem corporal. Isto é, se olha no espelho e não gosta do que vê, acha que sempre precisa melhorar e usa muitos filtros quando está utilizando as redes sociais na tentativa de alterar a percepção que ela tem dela mesma. Assim, quando um encontro ocorre na vida real, toda essa questão da insegurança vem à tona e acaba levando a certa dificuldade para tirar a roupa na frente do parceiro ou da parceira. 

Portanto, a preocupação e idealização com a imagem corporal e os padrões de beleza – toda mulher precisa ser magra, alta e ter determinado tipo de cabelo, por exemplo – pode interferir na hora da relação sexual. 

Confira:

Tente não exagerar nos filtros

Outro ponto importante é que essa insegurança em relação ao próprio corpo está associada com os recursos e uso exagerado dos filtros disponibilizados pelas redes sociais, sendo que na vida real, todo mundo sabe que não é possível contar com eles o tempo inteiro. 

Além disso, é normal, principalmente para as meninas mais jovens, que estão em uma fase de mudança do seu corpo, questões relacionadas à autoestima, sentir-se infeliz, insegura e não gostar de si mesma pode acabar interferindo no momento em que ela vai encontrar com o seu parceiro ou parceira. 

É importante entender todo esse movimento, porque ele é capaz de impactar tanto o bem-estar, como a vida emocional e sexual das meninas, sendo fundamental tentar trabalhar um pouco esse modelo idealizado de corpo e entender que as pessoas são diferentes. 

Se estiver muito difícil, procure ajuda

Vencer as inseguranças e trabalhar a autoestima são passos importantes para o futuro da vida a dois. A partir do momento que se vai ganhando mais intimidade com o parceiro ou parceira, é natural que essas inseguranças sejam melhor resolvidas. 

Se estiver muito complicado ficar à vontade na frente do outro, a recomendação é conversar e  dividir essas dificuldades para que o parceiro, ou parceira, possa ajudar nesse momento. Se, mesmo assim, ainda for difícil lidar com essa questão, fazer terapia para tentar trabalhar melhor a imagem corporal, as inseguranças e autoestima pode ser uma boa opção.