Tenho TOC e faço terapia. Na hora do sexo sinto medo de ter alguns espermatozoides nos dedos e engravidar a parceira, por isso lavo a mão de forma demorada e repetidamente. Preciso fazer mesmo isso e usar sabão?
Pelo que você conta, a pergunta que faz talvez não seja a mais adequada. Você tem TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), que é um transtorno de ansiedade. Existem diferentes tipos de TOC e seu caso é o que chamamos de “TOC de limpeza”: a pessoa se lava compulsivamente, repetidamente, porque tem receio de se contaminar, de infectar alguém, ou, no seu caso, de engravidar sua parceira.
Essas repetições, ou compulsões, normalmente ocupam o espaço de algum pensamento obsessivo, que você sabe que é exagerado, mas você não consegue controlar. Para aliviar a ansiedade provocada por esse pensamento, você lança mão de alguma atitude repetitiva, como lavar as mãos de forma demorada ou repetidamente, sempre com uso do sabão, como você descreve.
Será que você sente que está bem em relação ao seu TOC? Porque a vigência dessa repetição desse padrão de comportamento pode mostrar que talvez o transtorno não esteja devidamente tratado. Além de fazer terapia, talvez seja interessante procurar um psiquiatra para te acompanhar e tentar diminuir esse sintoma. Em geral, esses rituais de limpeza são muito desadaptativos, causam frustração, cansaço e incômodo; limitam a sua experiência vivencial e interferem na sua relação.
Assim, acho que seria importante conversar com seu terapeuta sobre as dificuldades que você ainda tem enfrentado e, talvez, pensar no uso de medicamentos – essa é a primeira questão.
Em relação à pergunta que você faz: é muito pouco provável você engravidar alguém dessa forma se você secar bem as mãos após ejacular. Não precisa se lavar de maneira compulsiva, ou de maneira repetida, para ter certeza de que não vai engravidar sua parceira.
Veja a resposta completa:
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr