Transamos com camisinha e menstruei só três dias; posso estar grávida?

Seguidora conta que, apesar de terem usado preservativo, ela tomou chá de canela para tentar prevenir a gravidez

Redação Publicado em 28/10/2022, às 14h00

Para ocorrer uma gravidez o sêmen precisa ser colocado dentro do canal vaginal - iStock

“Doutor, um menino e eu tivemos relações, mas usamos camisinha o tempo todo. Mas eu sou muito desconfiada e tomei chá de canela. Minha menstruação sempre vem no começo do mês e desceu certinho, mas durou apenas três dias. Eu não sinto nenhum outro sintoma de gravidez, será que eu posso estar? Tenho medo, vai que vazou algo.”

Se o casal teve uma relação sexual com camisinha do começo ao fim e ele tirou a camisinha logo após ejacular (para não ter chance de vazar o sêmen para dentro da vagina), não há risco de gravidez.

Além disso, a menstruação já desceu após essa relação, o que significa que a menina não engravidou. O fato de ter ficado apenas três dias menstruada também não deve ser motivo de preocupação, porque isso pode variar e o período da menstruação nem sempre precisa ser igual. 

Por fim, em relação ao chá de canela, isso é um mito. Tomá-lo não irá interferir na chance de uma mulher engravidar.

Qual a forma mais segura de tirar a camisinha?

Do ponto de vista prático, o que acaba acontecendo é o seguinte: o homem coloca a camisinha antes do início da penetração, começa o ato, ejacula e, logo após a ejaculação, ele retira o pênis de dentro da vagina. Só depois e longe da vagina é que ele tira a camisinha e joga fora. 

Confira:

Se o homem colocar a camisinha corretamente, tiver uma relação sexual tranquila, ejacular e, assim que ejaculação acontecer, ele retira a camisinha, não tem problema nenhum. O que não pode é ejacular, ficar “namorando”, deixar o pênis amolecer e a camisinha soltar, elevando as chances do esperma vazar.      

Cuidado com o medo excessivo

Algumas pessoas têm muito medo de engravidar. Se esse for o caso, é importante se cercar de todas as informações e recursos disponíveis para evitar uma gravidez, mas não adianta desenvolver uma “paranoia”, ou seja, um medo absurdo e descontrolado.

Um primeiro passo é pesquisar e conversar com um ginecologista para entrar em contato com todas as informações sobre os riscos de gravidez. Logo depois, passar a utilizar um método contraceptivo confiável pode ajudar.

Além disso, também dá para fazer uso de uma combinação de métodos. Por exemplo, utilizar a pílula anticoncepcional e também a camisinha. Isso pode aumentar a sensação de tranquilidade e de segurança. 

Muitas pessoas desenvolvem um medo absurdo de engravidar e acham que existe o risco no banheiro ou no banho, mas tudo isso não tem o menor sentido. Assim, é fundamental ter cuidado com essa questão de paranoia. Se a pessoa estiver tendo dificuldades de lidar com esse medo exagerado, talvez seja uma boa ideia conversar com um ginecologista e com um terapeuta, que podem ajudar a lidar melhor com esse sentimento.  

Veja também:

menstruação tira dúvidas risco de gravidez

Leia também

Menstruação atrasada e enjoo: é gravidez?


62% das mulheres têm insônia por causa da menstruação


Por que as mulheres sentem mais fome antes de menstruar?


Menstruação atrasada? Veja 8 possíveis motivos para isso