Doutor Jairo
Assista » Saúde feminina

Um dia após a masturbação, saiu uma espécie de borra de café

Ela diz que não pode ir ao ginecologista porque não contou para a mãe - iStock
Ela diz que não pode ir ao ginecologista porque não contou para a mãe - iStock

Doutor, nunca tive relações, apenas usei os dedos. Hoje saiu uma espécie de borra de café, como costumam dizer, e não sei se ainda sou “moça”. Infelizmente não posso ir ao ginecologista porque não contei para minha mãe. Só um dedo entrou.

Vamos por partes! Primeiro, você não precisa da sua mãe para ir no ginecologista. Você pode ir por conta própria, principalmente se você já tem mais de 15 anos de idade. Mesmo no SUS (Sistema Único de Saúde), você pode ir por conta própria e conseguir atendimento.

Essa "borra de café" que você relata, que parece um sangue meio escuro, mais amarronzado, pode ser um sangue um pouco mais velho. Então o que pode ter acontecido? Isso pode ter relação com algum machucadinho que você no momento da masturbação – esse sangue ficou acumulado e depois saiu.

Isso também pode acontecer na fase final do ciclo menstrual – o sangue sai mais denso, às vezes com grumos, com alguma consistência. Na menstruação ocorre uma descamação da parede do útero, então às vezes você pode ter um sangue um pouco mais escuro, com uma consistência mais sólida.

Em resumo: se isso voltar a acontecer, ou se isso estiver te incomodando, saiba que você não precisa falar para sua mãe para ir no ginecologista, você pode ir por conta própria. E eu acho que não tem nada demais conversar com ela, e dizer que é importante você começar a ir ao ginecologista para acompanhar sua saúde e saber se está tudo em ordem com você.

@jairobouer "Não quero falar com a minha mãe" 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude#saúde#comportamento#familia♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr