Em pleno Verão, muita gente ainda tem dúvidas sobre como usar o filtro solar da forma correta. Para que o efeito seja eficaz, é importante aplicar uma quantidade adequada, e também espalhar de maneira uniforme na pele.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em relação a quantidade é a seguinte:
O ideal é aplicar 20 minutos antes da exposição solar, e também reaplicá-lo duas horas depois, ou após mergulho ou suor intenso, mesmo que o rótulo diga que o produto é a prova d’água.
Lembre-se que mesmo em dias nublados, ou quando você está embaixo do guarda-sol, é fundamental usar filtro solar.
Além disso, a SBD recomenda que a exposição ao sol seja feita antes das 10 horas ou após as 15 horas, já que, entre esse horário, a incidência de raios ultravioleta é maior, logo mais nociva à pele.
O Fator de Proteção Solar (FPS) pode ser entendido como o índice que determina o grau de proteção aos efeitos do sol, que varia de acordo com o tipo de pele, o tempo de exposição solar e o horário em que essa exposição acontece.
A recomendação geral é utilizar um FPS de no mínimo 30. No entanto, como a quantidade aplicada costuma ser mais baixa do que a recomendada, na prática é melhor você usar um FPS de 50 ou mais, mesmo se tem a pele escura.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr