É importante aplicar uma quantidade adequada e também espalhar de maneira uniforme na pele
Dr. Jairo Bouer Publicado em 15/01/2024, às 14h00
Em pleno Verão, muita gente ainda tem dúvidas sobre como usar o filtro solar da forma correta. Para que o efeito seja eficaz, é importante aplicar uma quantidade adequada, e também espalhar de maneira uniforme na pele.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em relação a quantidade é a seguinte:
O ideal é aplicar 20 minutos antes da exposição solar, e também reaplicá-lo duas horas depois, ou após mergulho ou suor intenso, mesmo que o rótulo diga que o produto é a prova d’água.
Lembre-se que mesmo em dias nublados, ou quando você está embaixo do guarda-sol, é fundamental usar filtro solar.
Além disso, a SBD recomenda que a exposição ao sol seja feita antes das 10 horas ou após as 15 horas, já que, entre esse horário, a incidência de raios ultravioleta é maior, logo mais nociva à pele.
O Fator de Proteção Solar (FPS) pode ser entendido como o índice que determina o grau de proteção aos efeitos do sol, que varia de acordo com o tipo de pele, o tempo de exposição solar e o horário em que essa exposição acontece.
A recomendação geral é utilizar um FPS de no mínimo 30. No entanto, como a quantidade aplicada costuma ser mais baixa do que a recomendada, na prática é melhor você usar um FPS de 50 ou mais, mesmo se tem a pele escura.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
Como fazer seu cabelo sobreviver a sol, mar e piscina
Protetor solar: entenda o rótulo e use corretamente
Veja 4 dicas para prevenir a queda de cabelo
5 mitos comuns sobre o filtro solar