O trabalho, feito no Reino Unido, também constatou que eles são mais frequentes em jovens de famílias com pior renda
Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h49 - Atualizado às 23h53
Pesquisadores britânicos descobriram que aproximadamente 24% das garotas e 9% dos garotos de 14 anos sofrem de depressão. A conclusão foi obtida após a análise dos dados de mais de 10 mil indivíduos nascidos no ano 2000.
O pais dos integrantes do estudo foram ouvidos sobre a saúde mental dos filhos quando estes tinham 3, 5, 7, 11 e 14 anos. Aos 14, os próprios adolescentes também foram entrevistados sobre sintomas depressivos.
Até os 11 anos, os problemas emocionais apontados para garotos e garotas eram praticamente os mesmos, mas, a partir dessa idade, as adolescentes passam a apresentar mais sintomas de ansiedade e depressão que os pares do sexo masculino. Para os garotos, são mais comuns, nessa fase, problemas de comportamento, como fingir, bater e agir de forma rebelde.
O trabalho, conduzido por uma equipe das universidades College London e Liverpool, também constatou que os sinais de depressão foram mais frequentes em jovens de famílias com pior renda.
Levantamentos desse tipo ajudam a chamar atenção para a saúde mental dos adolescentes, numa época em que as taxas de suicídio entre jovens têm crescido em vários países. O Ministério da Saúde divulgou, recentemente, que essa foi a quarta principal causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos.