Redação Publicado em 11/02/2022, às 11h00
Muitas pessoas têm estresse crônico e ansiedade. Elas enfrentam sintomas como nervosismo, agitação, tensão, coração acelerado e dor no peito. Na verdade, a ansiedade está entre os problemas de saúde mental mais comuns. De acordo com dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população com o problema. Os dados evidenciam ainda que 3,6% dos homens apresentam o problema, enquanto no caso das mulheres o número dobra, chegando a 7,7%.
Em alguns casos, outra condição de saúde, como uma tireoide hiperativa, pode levar a um transtorno de ansiedade. Obter um diagnóstico preciso pode garantir que uma pessoa receba o melhor tratamento. A seguir, conheça uma ampla gama de opções naturais e caseiras que podem ajudar com o estresse e a ansiedade.
Geralmente são seguros para uso ao lado de terapias médicas mais convencionais. No entanto, alterações na dieta e alguns suplementos naturais podem alterar o funcionamento dos medicamentos ansiolíticos, por isso, é essencial consultar um médico antes de tentar essas soluções. Ele também pode recomendar outros remédios naturais.
É uma ótima maneira de queimar “energia ansiosa”, e a pesquisa tende a apoiar esse uso. Por exemplo, uma revisão de 2015 de 12 ensaios clínicos randomizados descobriu que o exercício pode ser um tratamento para a ansiedade. No entanto, a revisão alertou que apenas pesquisas de maior qualidade poderiam determinar o quão eficaz ele é. Exercícios também podem ajudar com a ansiedade causada por circunstâncias estressantes. Resultados de um estudo de 2016, por exemplo, sugerem que o exercício pode beneficiar pessoas com ansiedade relacionada ao abandono do tabagismo.
Pode ajudar a retardar os pensamentos acelerados, facilitando o gerenciamento do estresse e da ansiedade. Uma ampla variedade de estilos de meditação, incluindo atenção plena e meditação durante a yoga, pode ajudar. A meditação baseada na atenção plena é cada vez mais popular na terapia. Uma revisão meta-analítica de 2010 sugere que pode ser altamente eficaz para pessoas com transtornos relacionados ao humor e à ansiedade.
Algumas pessoas inconscientemente tensionam os músculos e apertam a mandíbula em resposta à ansiedade. Exercícios de relaxamento progressivo podem ajudar. Tente se deitar em uma posição confortável e contrair e relaxar lentamente cada grupo muscular, começando pelos dedos dos pés e subindo até os ombros e a mandíbula.
Encontrar uma maneira de expressar a ansiedade pode torná-la mais administrável. Algumas pesquisas sugerem que um diário e outras formas de escrita podem ajudar as pessoas a lidar melhor com a ansiedade. Um estudo de 2016, por exemplo, descobriu que a escrita criativa pode ajudar crianças e adolescentes a controlar a ansiedade.
Algumas pessoas ficam ansiosas se tiverem muitos compromissos ao mesmo tempo. Estes podem envolver atividades familiares, de trabalho e relacionadas à saúde. Ter um plano para a próxima ação necessária pode ajudar a manter essa ansiedade sob controle. Estratégias eficazes de gerenciamento de tempo podem ajudar as pessoas a se concentrarem em uma tarefa de cada vez. Planejadores baseados em livros e calendários on-line podem ajudar, assim como resistir ao desejo de realizar vários afazeres ao mesmo tempo. Algumas pessoas acham que dividir grandes projetos em etapas gerenciáveis pode ajudá-las a realizar essas empreitadas com menos estresse.
O uso de óleos vegetais calmantes pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Certos aromas funcionam melhor para algumas pessoas do que para outras, então considere experimentar várias opções. Lavanda pode ser especialmente útil. Um estudo de 2012 testou os efeitos da aromaterapia com lavanda na insônia em 67 mulheres com idades entre 45 e 55 anos. Os resultados sugerem que a aromaterapia pode reduzir a frequência cardíaca a curto prazo e ajudar a aliviar os problemas de sono em longo prazo.
Confira:
Muitos deles prometem ajudar com a ansiedade e aliviar o sono. Algumas pessoas acham o processo de fazer e beber chá calmante, mas alguns chás podem ter um efeito mais direto no cérebro, ocasionando uma redução da ansiedade. Os resultados de um pequeno estudo de 2018 sugerem que a camomila pode alterar os níveis de cortisol, um hormônio do estresse.
Como os chás de ervas, muitos suplementos de ervas afirmam reduzir a ansiedade. No entanto, poucas evidências científicas suportam essas alegações. É vital trabalhar com um médico que tenha conhecimento sobre esses suplementos e suas potenciais interações com outros medicamentos.
Animais de estimação oferecem companheirismo, amor e apoio. Uma pesquisa publicada em 2018 confirmou que pets podem ser benéficos para pessoas com vários problemas de saúde mental, incluindo ansiedade. Embora muitas pessoas prefiram gatos, cães e outros pequenos mamíferos, as pessoas com alergias ficarão satisfeitas em saber que o animal de estimação não precisa ser peludo para fornecer apoio.
Um estudo de 2015 descobriu que cuidar de grilos – sim, grilos – pode melhorar a saúde psicológica em pessoas mais velhas. Passar tempo com animais também pode reduzir a ansiedade e o estresse associados a traumas. Resultados de uma revisão sistemática de 2015 sugerem que a preparação e o tempo gasto com cavalos podem aliviar alguns desses efeitos.
A terapia pode ajudar a tratar a ansiedade crônica. A ansiedade que é crônica ou interfere com a capacidade funcional de uma pessoa justifica o tratamento. Quando não há nenhuma condição médica subjacente, como um problema de tireoide, a terapia é a forma mais popular de tratamento e pode ajudar uma pessoa a entender o que desencadeia sua ansiedade. Também pode ajudar a fazer mudanças positivas no estilo de vida e a lidar com traumas.
Uma das terapias mais eficazes para a ansiedade é chamada de terapia cognitivo-comportamental (TCC). O objetivo é ajudar a pessoa a entender como seus pensamentos afetam suas emoções e comportamentos e substituir essas reações por alternativas positivas ou construtivas. A TCC pode ajudar com ansiedade generalizada e a relacionada a um problema específico, como trabalho ou um caso de trauma.
A medicação também pode ajudar uma pessoa a gerenciar a ansiedade crônica. Um médico pode prescrever medicamentos em qualquer um dos seguintes grupos:
As pessoas devem seguir as instruções do médico ao usar esses medicamentos, pois podem ter efeitos adversos graves e possivelmente fatais. As opções naturais citadas acima podem substituir ou, na maioria das vezes, complementar os tratamentos tradicionais.
Fonte: Medical News Today
Veja também: